Topo

'Longe de encerrar jornada nessa orbe', disse Young um dia antes de morrer

Do UOL, em São Paulo

25/08/2019 13h17

Um dia antes de morrer, aos 49 anos, a escritora a escritora, atriz, roteirista e apresentadora de TV Fernanda Young publicou um longo texto em seu Instagram em tom de desabafo.

"Sou uma mulher de 50 anos que sonhou alto e realizou muito", escreveu, acrescentando, por fim, que estava longe de encerrar sua "jornada nessa orbe".

Young morreu no sítio da família, no município de Gonçalves, em Minas Gerais. Ela deixa o marido, Alexandre Machado, e quatro filhos.

A causa da morte foi uma parada respiratória após um ataque de asma. O enterro deve ocorrer nesta tarde, com sepultamento aberto ao público às 16h15, no cemitério de Congonhas, zona sul de São Paulo (SP).

As pessoas me acham maluca, mas estou observando tudo - de dentro e de fora. Pensam que não percebo as suas falcatruas, mas ser gentil não significa ser otaria! Trabalho feito uma vaca, pago essas merdas desses impostos, não vejo uso para eles, escuto que mamo em tetas do governo; divirto as pessoas, ofereço poesia, e lido com ignorâncias proferidas por um bando de escroto que mete Deus nos seus discursos hipócritas. Deito e levanto cansada porque nunca peguei um centavo de ninguém e tudo o que tenho é fruto de TRABALHO. Não herdei, não ganhei, nem sou sustentada! Tenho 4 filhos que estão aprendendo a serem éticos e livres. E o que ouço? É louca! O que vejo? A nossa cultura material e imaterial, a nossa língua, a nossa fauna, flora, sendo esganiçada, sacaneada, por ogros maléficos. Estamos virando uma gente porcaria, afinal "piorar é mais fácil"! E fica tão claro o oportunismo das ratazanas sorrateiras, que veem na "loucura do criador", achando-nos dispersos, irresponsáveis, ricos, nesgas para sermos passados para trás! Comigo, não! Não! Sei reconhecer um lápis meu em meio a um milhão! Não estive "calada nos últimos 14 anos", não aceito desaforo! Sou uma mulher de 50 anos que sonhou alto e realizou muito. E estou longe de encerrar a minha jornada nessa orbe! Aos que se interessam: bom proveito. Para os outros: estou pouco me lixando! ?? (Texto escrito no ônibus. Ganho para escrever. Aqui ofereço de graça e com erros. "Flagra" de @e.mym que postou a foto com uma legenda muito mais sábia.)

Uma publicação compartilhada por Fernanda Young (@fernandayoung) em

"Onde queres descanso, sou desejo"

Em sua última postagem no Instagram, há 16 horas, ela compartilhou a foto de uma sala de estar. Junto com a imagem, escreveu a legenda: 'Onde queres descanso, sou desejo'.

Nos comentários, amigos lamentaram sua morte. O padre Fabio de Melo escreveu: "Vou sentir muita falta das nossas longas conversas. E o encontro em Gonçalves, o almoço, a roda de música, ficarão na espera, na longa espera... Vai com Deus minha amiga. Dê um beijo Nele por mim".

"Onde queres descanso, sou desejo"

Uma publicação compartilhada por Fernanda Young (@fernandayoung) em