Topo

Ator Peter Fonda, de Sem Destino, morre aos 79 anos

Astro lutava contra um câncer de pulmão; informação foi confirmada pela família - Mario Anzuoni/Reuters
Astro lutava contra um câncer de pulmão; informação foi confirmada pela família Imagem: Mario Anzuoni/Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/08/2019 19h57

O ator Peter Fonda morreu hoje aos 79 anos, vítima de um câncer de pulmão. A informação foi confirmada por familiares do astro, em comunicado enviado à revista People. O astro é muito conhecido pelo filme "Sem Destino" (1969).

"É com profundo pesar que compartilhamos a informação de que Peter Fonda faleceu", diz a nota da família, segundo a qual o ator "faleceu em paz na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto, às 11h05 (horário local, 16h05 de Brasília), em sua casa em Los Angeles, rodeado por familiares".

"A causa oficial da morte foi uma insuficiência respiratória decorrente do câncer de pulmão", acrescenta o texto, indo além.

"Em um dos momentos mais tristes de nossas vidas, não conseguimos encontrar as palavras adequadas para expressar a dor em nossos corações. Enquanto sofremos, pedimos a todos que respeitem nossa privacidade."

"E enquanto lamentamos a morte deste homem doce e gracioso, também gostaríamos que todos celebrassem seu espírito indomável e seu amor pela vida", completa o texto da família Fonda.

Peter Fonda nasceu em 23 de fevereiro de 1940, na cidade de Nova York, e vem de família estrelada: é filho de Henry Fonda, irmão de Jane Fonda, e pai de Justin e da atriz Bridget Fonda. Ele está no elenco do filme "The Last Full Measure", que tem lançamento previsto para outubro deste ano.

Graças ao trabalho em O Ouro de Ulisses, o ator venceu um Globo de Ouro em 1997 como melhor ator em filme de drama, e o papel na minissérie "A Paixão de Ayn Rand" lhe rendeu o prêmio de melhor ator coadjuvante em 1999.

O filme Easy Rider ("Sem Destino", em português) é um de seus trabalhos mais célebres.

Moto utilizada por Peter Fonda em 'Sem Destino' foi a leilão na Califórnia em 2014

AFP