Topo

Superman negro: Como Velozes & Furiosos tenta virar um filme de super-herói

Idris Elba como o vilão modificado geneticamente de Hobbs & Shaw - Reprodução
Idris Elba como o vilão modificado geneticamente de Hobbs & Shaw Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

03/08/2019 04h00

Hobbs & Shaw, primeiro derivado de Velozes & Furiosos que já está em cartaz nos cinemas, apresenta um vilão diferente de todos os anteriores da franquia: um ser humano modificado geneticamente que ganhou o merecido apelido de "Superman negro".

Interpretado por Idris Elba, Brixton apresenta diversas características de um antagonista que vemos nos filmes da DC ou da Marvel, mais um passo na tentativa da Universal Pictures de transformar a marca bilionária em um universo nos moldes do MCU.

Considerando ainda que Dwayne "The Rock" Johnson (Hobbs) e Jason Statham (Shaw) fazem o estilo do "super-herói da vida real", será que este será o futuro da franquia?

Quem é Brixton?

Velozes & Furiosos já teve bons vilões durante as últimas décadas, da mais recente Cipher (Charlize Theron) até Johnny Tran (Rick Yune) e Owen Shaw (o irmão malvado de Deckard Shaw vivido por Luke Evans). Porém, nada chega perto de Brixton.

Idris Elba em pôster de Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw - Reprodução - Reprodução
Idris Elba em pôster de Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw
Imagem: Reprodução

O vilão de Hobbs & Shaw não quer poder, fama ou dinheiro. Seu objetivo é ajudar a humanidade a evoluir, a única maneira de todos nós sobrevivermos ao futuro, segundo Brixton.

Shaw tem um passado com o vilão, e já o deixou para morrer após acertá-lo na cabeça quando era militar. Porém, ele foi resgatado pela Eteon, uma corporação secreta, para se transformar em uma máquina de combate (sem trocadilho com o herói da Marvel) com a ajuda de implantes tecnológicos.

A função de Brixton é derrotar Hobbs, Shaw e Hattie (irmã de Shaw vivida por Vanessa Kirby) para ter em mãos o poderoso vírus Floco de Neve, capaz de dizimar os mais "fracos" da seleção natural e dar um rumo para a humanidade apenas com aqueles que poderão evoluir fisicamente.

Poderes

Brixton é realmente um Superman negro: ele tem uma força impressionante (consegue abrir uma porta de um caminhão apenas com socos), é super-resistente, dá pulos gigantescos e animalescos e ainda usa uma roupa especial à prova de balas.

Para completar o pacote, ele tem uma moto tecnológica cujo eixo consegue se adaptar a diversas situações, passando por debaixo de carros e mudando de direção rapidamente -- semelhante com a moto que vimos no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas.

O indestrutível personagem ainda traz carisma e personalidade que faltaram muitas vezes dentro da franquia principal -- Velozes e Furiosos 9 estreia em maio do ano que vem e o 10º, em 2021.

Pôster de Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw - Reprodução - Reprodução
Pôster de Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw
Imagem: Reprodução

Heróis & Furiosos?

Hobbs & Shaw é o primeiro derivado de Velozes & Furiosos, e tenta se afastar do que já conhecemos da saga clássica protagonizada por Vin Diesel. A Universal Pictures quer expandir ainda mais a marca, e aparentemente colocar um vilão totalmente diferente que amplia as possibilidades de confronto e enredo parece uma opção válida -- ainda mais com o sucesso dos filmes de super-heróis.

O diretor David Leitch fez recentemente Deadpool 2, e traz tudo o que aprendeu no filme do personagem mais irônico da Marvel para o novo projeto. Temos cenas grandiosas de perseguição, destruições de prédios e carros, uso perfeito da dupla protagonista de "heróis" e um vilão poderoso que consegue dialogar com o elenco central e chama a atenção por não ser mais do mesmo.

The Rock e Statham misturam o carisma de um Tony Stark com a força bruta de um Hulk da vida real, além de momentos de comédia do Homem-Aranha para desenvolver a química que vai carregar Hobbs & Shaw como uma promissora ramificação dentro do nome Velozes & Furiosos.

Trailer legendado de Hobbs & Shaw

UOL Entretenimento