Topo

Neve ou cinzas? Roteiro de GoT esclarece o que caía sobre Porto Real no último episódio

Era neve mesmo o que cobria Porto Real no último episódio de Game of Thrones - Divulgação
Era neve mesmo o que cobria Porto Real no último episódio de Game of Thrones Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

03/08/2019 04h00

O último episódio de Game of Thrones mostrou a destruição causada pelo ataque de Daenerys (Emilia Clarke) a Porto Real e deixou muita gente com uma interrogação na cabeça: afinal, os flocos que caíam sobre a cidade eram neve ou cinzas?

O roteiro do capítulo, divulgado recentemente no site do Emmy, não deixa dúvidas de que trata-se de neve. Isso fica claro logo na primeira linha: "A neve começou a cair a continuará a cair ao longo deste dia".

A neve é mencionada mais algumas vezes no texto, incluindo na descrição da sequência que traz Daenerys cara a cara com o Trono de Ferro. "A neve cai levemente através do teto destruído, enquanto ela passa pelos pilares, no corredor central", diz o trecho escrito pelos criadores David Benioff e D.B. Weiss.

Isso acaba, inclusive, com uma especulação mais antiga, que vem desde que Daenerys teve uma visão da Sala do Trono destruída, na segunda temporada. Muitos fãs passaram anos debatendo se a cena mostrava neve ou cinzas, já antevendo uma possível destruição de Porto Real pela personagem e seus dragões.

Game of Thrones lidera a disputa ao Emmy 2019, com 32 indicações. A série concorre nas categorias de direção e roteiro, e é favorita ao principal prêmio da noite, o de melhor série dramática. A premiação acontece no dia 22 de setembro.