Topo

Era Uma Vez em Hollywood: Quem são os atores que inspiraram DiCaprio e Tarantino

Leonardo DiCaprio e Quentin Tarantino - Reprodução
Leonardo DiCaprio e Quentin Tarantino Imagem: Reprodução

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

01/08/2019 04h00

Rick Dalton não existe, mas Leonardo Di Caprio e Quentin Tarantino mergulharam na história de diversos atores icônicos para construir a personalidade do protagonista do filme Era Uma Vez em Hollywood, que estreia no Brasil no dia 15 de agosto.

Em uma entrevista da Vanity Fair, ator e diretor falam sobre como Era Uma Vez em Hollywood mistura ficção com algumas doses de realidade. E a inspiração de Rick Dalton, segundo Tarantino e DiCaprio, acabou se tornando uma mistura de várias personalidades de atores da TV que tentaram sua sorte no cinema em Hollywood. No vídeo produzido pela revista, eles citaram algumas referências.

Steve McQueen

A trajetória do ator que está em Sete Homens e um Destino tem boa dose nas influências de Rick Dalton. "Eu assisti uns 12 episódios de Wanted: Dead or Alive e escolhi uns 6 ou 7 para Leo assistir porque eu sei que ele gostaria", disse Tarantino. "E Leo não era grande fã do McQueen. Algo raro para um ator da idade dele. No fim das contas, ele gostou dos episódios e dele na série. Meu trabalho foi mostrar isso para ele".

Steve McQueen, Ralph Meeker e Pete Duel - Reprodução - Reprodução
Steve McQueen, Ralph Meeker e Pete Duel
Imagem: Reprodução

Ralph Meeker

DiCaprio também citou o ator Ralph Meeker, famoso por Kiss Me Deadly. "São muitos atores talentoso da TV que não conseguiam fazer essa transição para os filmes. Ele é um deles. Acho que tivemos muita afinidade com ele. Ele é um grande ator, mas uma geração inteira nunca ouviu falar dele", explicou. "Ele é o um dos meus favoritos de todos os tempos", completou Tarantino.

"Leo não conhecia muito sobre Meeker. No dia seguinte, ele só queria conversar comigo sobre Ralph Meeker. Eu não poderia estar mais feliz por ele ter se empolgado".

Leonardo DiCaprio como Rick Dalton em Era Uma Vez em Hollywood - Reprodução - Reprodução
Leonardo DiCaprio como Rick Dalton em Era Uma Vez em Hollywood
Imagem: Reprodução

"Esse cara era muito talentoso e a história acabou o deixando para trás. Alguns atores não tinham tanto talento e potencial assim. Ralph Meeker tinha", completou DiCaprio.

Pete Duel

O ator da série Alias Smith and Jones também contribuiu muito para a construção de Rick Dalton. O ator, que tirou sua própria vida aos 31 anos, sofria com alcoolismo e problemas psicológicos.

"Me lembro bem porque naquela época foi a primeira vez que ouvi falar de suicídio. 'Como assim? Ele é o cara mais legal da TV'", disse Tarantino.

O cineasta explicou que boa parte dos problemas de Pete Duel estariam ligados aos problemas psicológicos, incluindo um transtorno bipolar nunca diagnosticado. "Para contornar as mudanças de humor, ele bebia em excesso para se automedicar. Leo pegou isso", disse Tarantino.

"Rick já tem um problema com a bebida, mas esse pêndulo de emoções se tornou uma coisa interessante que deu um bom terreno para Leo trabalhar com o personagem".

Assista ao trailer de Era Uma Vez em Hollywood

UOL Entretenimento