Topo

Filha de Bruce Lee critica representação do pai em Era Uma vez em Hollywood

Mike Moh como Bruce Lee em cena de "Era Uma Vez em Hollywood" - Reprodução
Mike Moh como Bruce Lee em cena de "Era Uma Vez em Hollywood" Imagem: Reprodução

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

30/07/2019 09h32

Filha de Bruce Lee, Shannon Lee fez duras críticas após ver Era Uma Vez em Hollywood, novo filme de Quentin Tarantino, que tem uma representação do ex-ator e lutador em alguns de seus trechos. Ela disse que sentiu que houve zombaria em relação a Bruce Lee e que o resultado a deixou desanimada.

No filme, o personagem de Brad Pitt, um dublê chamado Cliff Booth, troca insultos com Bruce Lee, interpretado por Mike Moh. Eles acabam por resolver o entrevero lutando.

Ao The Wrap, Shannon disse que não gostou de ver o pai representado como arrogante, já que na década de 1960, o mercado do cinema para asiáticos era complicado, diferentemente do retratado no filme. Na história de Bruce Lee, foram comuns casos em que atores brancos pegaram papéis que podiam ser dele, se passando por asiáticos.

"Eu posso entender as razões que os levaram a este retrato no filme. Eu entendo que os personagens são anti-heróis e que é uma fantasia cheia de raiva do que poderia ter acontecido. E eles retratam um período com muito racismo e exclusão. Entendo que o personagem de Brad Pitt é um durão que pode bater Bruce Lee. Mas eles não precisavam tratá-lo da mesma forma que os brancos de Hollywood o trataram em vida", afirmou Shannon Lee.

Para a filha do ex-ator, que morreu em 1973, Tarantino pode ter tentado mostrar como Lee era estereotipado, mas "não funcionou".

"Ele aparece como um c... arrogante que fala sobre coisas que não sabe. E não alguém que teve de lutar três vezes mais duro que todos os outros para conquistar o que outros tiveram com naturalidade. Foi muito desconfortável sentar no cinema e ver as pessoas rindo do meu pai", afirmou ela.

Matthew Polly, autor do livro Bruce Lee: A Life, corroborou as críticas. "Tendo em vista o quão simpático Tarantino retratou Steve McQueen, Jay Sebring e Sharon Tate, fiquei surpreso que ele não teve a mesma cortesia com Bruce Lee, o único não branco do filme. Ele poderia ter causado o mesmo efeito, sem a zombaria."

Era Uma Vez em Hollywood bateu recorde pessoal de Quentin Tarantino na bilheteria. Veja o trailer, com uma cena de Bruce Lee: