Topo

Bienal do Livro do Rio de Janeiro divulga programação completa; veja destaques

Monja Coen está confirmada na Bienal do Rio 2019 - Iwi Onodera/UOL
Monja Coen está confirmada na Bienal do Rio 2019 Imagem: Iwi Onodera/UOL

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

30/07/2019 18h16

A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontece entre 30 de agosto e 8 de setembro no Riocentro, divulgou hoje sua programação completa.

Segundo a organização, o evento vai apostar na diversidade, com conteúdos múltiplos e debates sobre temas como democracia, feminismo, fake News, meio ambiente, história, diversidade, fé, entre outros.

Pela primeira vez, o festival dedica um pavilhão ao público infantil, onde estará a maior atividade do evento: "Pela Estrada a fora...", área cenográfica de 500 m² que convidará os pequenos a viver uma experiência imersiva e sensorial como se estivessem em uma floresta, dentro de um grande livro pop-up que ganha vida.

"Esse ano, optamos por trabalhar com categorias muito bem segmentadas, reforçando a lógica de criar uma Bienal para cada público. Desta forma, readequamos o espaço e consolidamos o posicionamento de que a Bienal é um evento para toda a família e para todos os públicos, independentemente das idades e do perfil", destaca Tatiana Zaccaro, diretora da Bienal do Livro Rio.

A expectativa é que mais de 600 mil pessoas passarão pela Bienal do Rio, enquanto 300 autores nacionais e internacionais estarão no evento distribuindo autógrafos e participando de debates.

Abaixo, alguns destaques da programação da Bienal do Livro do Rio. A programação completa está no site do evento.

- O Mentalista (Henrik Fexeus)

30/08/2019 - 17h

Arena #SemFiltro (Pavilhão Verde)

O Mentalista (Henrik Fexeus)

Henrik Fexeus é mentalista, autor de livros traduzidos para mais de 26 idiomas, apresentador de televisão, palestrante, especialista em linguagem não verbal, ou seja, um multihomem. Em uma conversa com a também múltipla atriz, escritora e empreendedora Suzana Pires, Fexeus vai falar do seu livro mais recente e demonstrar algumas de suas habilidades para a plateia. Para quem já se encantou com Uri Gueller e Derren Brown, esta é a oportunidade de conhecer de perto o homem que é considerado por muitos o maior mentalista da atualidade.

- Entre mídias, telas e livros (Convidados: Gabriel Bá e Rachel Lippincot

30/08/2019 - 19h

Arena #SemFiltro (Pavilhão Verde)

Entre mídias, telas e livros (Convidados: Gabriel Bá e Rachel Lippincot

O deslizamento de conteúdo entre mídias e telas é um fenômeno da atualidade. Livros que se transformam em filmes, quadrinhos que viram séries, filmes que viram livros e assim por diante. No primeiro dia da #arenasemfiltro contamos com três autores de reconhecimento internacional que tiveram suas obras adaptadas em mais de uma mídia, Gabriel Bá (ilustrador da história em quadrinhos original e roteirista da série The Umbrella Academy) e Rachel Lippinicott (autora do livro que deu origem ao filme A Cinco Passos de Você) --Josh Marleman (autor do livro que deu origem ao seriado Bird Box) cancelou a vinda. A mediação é do produtor e roteirista Gabriel Wainer.

- Esperança, fé e juventude na atualidade (Convidados: Monja Cohen, Braulio Bessa e Cissa Guimaraes)

31/08/2019 - 15h30

Arena #SemFiltro (Pavilhão Verde)

Esperança, fé e juventude na atualidade (Convidados: Monja Cohen, Braulio Bessa e Cissa Guimaraes)

É possível ter fé no futuro diante de uma realidade massacrante? Esperança e fé continuam sendo valores importantes para a juventude? Estas são algumas das questões que abordaremos na mesa que tem como convidados Monja Coen, Cissa Guimarães e o poeta Bráulio Bessa. A mediação é da atriz e roteirista Priscila Steinman.

- O Clube do Anjos (Convidados: Luiz Fernando Veríssimo, Angelo Defanti, Otávio Muller e Matheus Natchergaele)

31/08/2019 - 19h

Arena #SemFiltro (Pavilhão Verde)

O Clube do Anjos Convidados: Luiz Fernando Veríssimo, Angelo Defanti, Otávio Muller e Matheus Natchergaele Adaptação do livro "Gula - O Clube dos Anjos", de Luis Fernando Veríssimo publicado em 1988, o filme de longa metragem "Clube dos Anjos" trata de sete fracassados amigos de longa data que percebem que talvez estejam sendo envenenados por um cozinheiro misterioso. Por que, então, eles continuariam retornando aos jantares? A #arenasemfiltro tem a honra de receber o autor, equipe e atores do filme. A mediação é da produtora e professora Clélia Bessa.

- A Sutil Arte de Ligar o Foda-se (Convidados: Mark Manson, Leo Lanna, Nelito Fernandes e Martha Mendonça)

01/09/2019 - 13h

Arena #SemFiltro (Pavilhão Verde)

Mark Manson, escritor-empreendedor, se tornou um autor best seller mundial com os seus livros de auto ajuda honestos e bem humorados como A sutil arte de ligar o foda-se. Os responsáveis pelo fenômeno das redes sociais Sensacionalista - que fala de politica e sociedade com humor afiado - vão conversar com Mark sobre formas de encarar a dura realidade do nosso dia a dia. Arena #SemFiltro (Pavilhão Verde)

- 50 Anos de Escrita (Palestrante: Ana Maria Machado)

02/09/2019 - 15h30

Fórum de Educação (Pavilhão Verde)

Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado é romancista, ensaísta e autora infantojuvenil. Traduzida em diversos idiomas., inclui entre seus inúmeros prêmios o Machado de Assis pelo conjunto da obra, o Hans Christian Andersen, o Principe Claus, o Casa de Las Américas e 3 Jabutis.

- Drogas - É Bom, mas É Ruim (Convidados: Casagrande, Orlando Zacone e Sandra Edler)

02/09/2019 - 19h

Arena #SemFiltro (Pavilhão Verde)

Não venham com o papo de que droga é ruim. Se fosse, ninguém usava. A droga inserida num contexto cultural, individual e também de saúde pública. O que ela proporciona e que preço cobra. Por que se entra e como se sai deste hábito tão antigo e entranhado na humanidade. Uma mesa para tratar o assunto sem hipocrisia com pessoas que vivenciam, ou vivenciaram, a droga como parte integrante de suas vidas.

- Ela Disse, Ele Disse (Convidados: Maisa Silva, Thalita Rebouças, Fernanda Gentil, Claudia Castro e Bianca Andrade)

04/09/2019 - 17h

Arena #SemFiltro (Pavilhão Verde)

O livro de sucesso de Thalita Rebouças chega às telas de cinema. Num bate papo divertido vamos conversar sobre esse processo com a autora Thalita Rebouças, as atrizes Fernanda Gentil, Bianca Andrade, Maísa e a diretora Claudia Castro. A mediação é da cineasta e roteirista Leticia Pires.

- Literatura Trans (Convidados: Luiza Marilac, Nana Queiroz, Natalia Travassos, Tarso Brant, Thammy Miranda e Amara Moira)

08/09/2019 - 19h

Arena #SemFiltro (Pavilhão Verde)

Sendo o Brasil o país onde mais se mata a comunidade LGBT, e, dentro da sigla, a comunidade trans sendo a mais marginalizada e atacada, o desejo com esta mesa é dar espaço a um grupo de pessoas cada vez mais empoderadas de suas histórias e narrativas. Nos últimos anos, tivemos um aumento considerável de literatura escrita por pessoas transgêneras, a maioria não ficção, onde os autores e autoras compartilharam suas trajetórias e vivências como pessoas trans. Nosso intuito é trocar com os frequentadores da Bienal essas histórias. Através delas, trocarmos conhecimento em respeito à diversidade.