Topo

Bruce Lee com 007: Quem é Shang-Chi, novo herói da Fase 4 do Universo Marvel

Capa da HQ de Shang-Chi, Mestre do Kung Fu - Reprodução
Capa da HQ de Shang-Chi, Mestre do Kung Fu Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

29/07/2019 04h00

Shang-Chi vai ganhar oficialmente um filme no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). O anúncio foi feito por Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, durante a San Diego Comic-Con, que reservou inúmeras novidades para a Fase 4 do estúdio.

Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, em tradução livre) será o primeiro filme da Casa das Ideias a ser protagonizado por um herói asiático, e a estreia está prevista para 15 de fevereiro de 2021.

A estrela do filme será Simu Liu (Taken), enquanto Tony Leung (Amor à Flor da Pele) surgirá como o vilão Mandarim. Awkwafina (Podres de Ricos) também aparecerá no filme, em um papel ainda não divulgado. A direção fica por conta de Destin Daniel Cretton.

Descubra a seguir tudo sobre os quadrinhos de Shang-Chi, uma mistura de Bruce Lee com James Bond que passou de um popular personagem na década de 70 para um nome um tanto esquecido pela editora nas décadas recentes.

Criação e origem do herói

Shang-Chi nos quadrinhos da Marvel - Reprodução - Reprodução
Shang-Chi nos quadrinhos da Marvel
Imagem: Reprodução

Os Estados Unidos estavam loucos pelo kung fu na década de 1970, principalmente pela popularidade do ator Bruce Lee, protagonista dos clássicos de ação O Voo do Dragão e Operação Dragão. A Marvel Comics estava de olho nisso, e conseguiu adquirir os direitos do vilão Fu Manchu, uma espécie de "gênio do crime" das histórias do escritor Sax Rohmer .

Em 1973, cinco meses após a morte de Bruce Lee, Steve Englehart e Jim Starlin criaram Shang-Chi como forma de estabelecer Fu Manchu como um vilão do Universo Marvel. A ideia era que o novato fosse um jovem herói chinês que iria rivalizar com seu pai criminoso, mas que tinha sido treinado desde pequeno para se tornar um mestre nas artes marciais.

Após descobrir a verdadeira faceta de seu pai, ele saiu da China, ajudou o MI6 (o serviço secreto britânico) e depois chegou a fundar a própria agência de espiões. O herói conheceu diversos personagens da Marvel e mestres das artes marciais durante sua jornada e aos poucos se integrou aos Vingadores e outros grupos de super-heróis.

Habilidades

Mestres de artes marciais: o personagem aprendeu desde pequeno as técnicas milenares das artes marciais, e é considerado um dos melhores lutadores corpo a corpo da Marvel, conseguindo através do seu chi aumentar temporariamente suas forças e rivalizar até com Punho de Ferro.

Treinamento físico: o herói tem o mais alto nível de força, velocidade, vigor e resistência de um ser humano sem o uso de melhorias artificiais. Ele ainda tem controle de seu sistema nervoso, o que ajuda a resistir a dor, efeitos de venenos e até retardar seu sangramento.

Especialistas em armas: Shang-Chi é muito habilidoso com armas usadas nas artes marciais como espadas, sabres, bastões e nunchakus. Para completar, ele sabe localizar com precisão as melhores regiões corporais para incapacitar, paralisar, ferir ou matar seus inimigos.

Vilão do filme

Mandarim nos quadrinhos da Marvel - Reprodução - Reprodução
Mandarim nos quadrinhos da Marvel
Imagem: Reprodução

O antagonista de Shang-Chi no filme do MCU será Mandarim -- o verdadeiro, não aquele que foi interpretado por Ben Kingsley em Homem de Ferro 3. Quem vai encarnar o vilão nas telonas será o experiente ator Tony Chiu-Wai Leung, de Amor à Flor da Pele.

Mandarim foi criado por Stan Lee e Don Heck em 1964. Nos quadrinhos, o vilão cresceu estudando técnicas de combate e várias vertentes científicas antes de encontrar uma misteriosa nave alienígena. Aos poucos, ele aprendeu a usar os 10 poderosos anéis encontrados no local -- daí o nome Legend of the Ten Rings (Lenda dos Dez Anéis, em tradução livre).

Mandarim, assim como Shang, possui grandes habilidades nas artes marciais e uma força impressionante. Através do seu chi, ele pode sobreviver sem água ou comida por meses, além de outras surpresas durante confrontos com seus adversários. O vilão é considerado um dos gênios maléficos da Marvel e com habilidades científicas diversas.

Encaixando no MCU

Simu Liu, ator que será o Shang-Chi no Universo Cinematográfico da Marvel - Divulgação - Divulgação
Simu Liu, ator que será o Shang-Chi no Universo Cinematográfico da Marvel
Imagem: Divulgação

Ainda é difícil saber com precisão como Shang-Chi será incorporado ao MCU. O primeiro filme do herói deve focar principalmente em sua origem, assim como a do vilão Mandarim, o que dá espaço para a Marvel Studios pensar em diversos formatos de como utilizá-los.

Nos quadrinhos, o herói já foi incorporado aos Vingadores, Agentes de Atlas, Marvel Knights, Heróis de Aluguel e Vingadores Secretos. Kevin Feige já deu a entender que está trabalhando com filmes dos X-Men, os recém-comprados da Fox, o que pode expandir ainda mais o Universo Marvel e Shang-Chi pode ser peça importante nisso.

Quer ler mais sobre o mundo geek e conversar com outros fãs? Participe da nossa página no Facebook! Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Geek.