Topo

Katy Perry perde batalha de plágio para Dark Horse; entenda

Katy Perry se apresenta no estádio Allianz Parque, em São Paulo, em 2018 - Mariana Pekin/UOL
Katy Perry se apresenta no estádio Allianz Parque, em São Paulo, em 2018 Imagem: Mariana Pekin/UOL

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

29/07/2019 23h00

Katy Perry perdeu hoje no tribunal de Los Angeles um processo que a acusa de ter plagiado o sample do rap religioso Joyful Noise em Dark Horse, um dos maiores hits de sua carreira.

O veredito chega cinco anos depois de Marcus Gray e outros dois coautores acusarem a cantora pela primeira vez de ter plagiado a canção, que Gray lançou quando usava o nome artístico Flame.

A cantora e seus advogados não podem mais recorrer. Resta apenas ao júri decidir agora a quantia que Katy Perry deve pagar aos autores de Joyful Noise.

Perry e os coautores de Dark Horse, incluindo o produtor Dr. Luke, alegaram que nenhum deles tinha ouvido falar da música ou de Gray antes do processo, nem ouviram música cristã.

No entanto, os advogados de Gray apontaram que Joyful Noise teve milhões de reproduções no YouTube e no Spotify, e assim Perry e seus produtores não tinham como não conhecer a música. Além disso, o álbum em que ela foi lançada, em 2009, foi indicado a um Grammy.

A cantora americana lançou Dark Horse quatro anos depois, em 2013. Misturando pop e trap, Dark Horse foi o terceiro single do álbum Prism.

Dark Horse liderou a Hot 100, principal parada da Billboard, por quatro semanas em 2014 e rendeu uma indicação de Katy Perry ao Grammy.

Compare as duas canções: