Topo

Dinastia M: É assim que os X-Men serão introduzidos na Fase 4 do Universo Marvel?

Arte da saga Dinastia M - Reprodução
Arte da saga Dinastia M
Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

27/07/2019 04h00

A Marvel Studios deu a entender durante a San Diego Comic-Con 2019 que já está pensando nos X-Men, mas ainda fica a dúvida: como os mutantes entrarão para o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU)?

Um das novidades anunciadas por Kevin Feige, presidente do estúdio, é que Doutor Estranho vai ganhar uma sequência com a participação de Feiticeira Escarlate, enquanto a própria Wanda Maximoff terá uma série na Disney+ ao lado de Visão.

Se alguns boatos no início do ano indicavam que a saga dos quadrinhos Dinastia M poderia ganhar espaço na Fase 4, agora parece ainda mais viável que a Marvel aposte nesta adaptação para introduzir os X-Men e dar o espaço merecido para a poderosa Feiticeira Escarlate.

O que é a Dinastia M?

Feiticeira Escarlate na saga Dinastia M - Reprodução - Reprodução
Feiticeira Escarlate na saga Dinastia M
Imagem: Reprodução

Considerada uma das melhores sagas dos quadrinhos Marvel, Dinastia M é um projeto criado por Brian Michael Bendis e Olivier Coipel em 2005 que mostra a Feiticeira Escarlate como uma ameaça mortal. A heroína é levada por Professor Xavier e Magneto para um retiro após matar alguns dos Vingadores e não ter mais controle de seus poderes.

Wanda, então, cria uma ilusão de que seus filhos morreram e desenvolve para cada herói da trama uma nova realidade "perfeita" (aquela que cada um mais deseja) após tanto os Vingadores quanto os X-Men decidirem que ela deve morrer.

Por exemplo, o tio Ben ainda existe na vida de Peter Parker, Carol Danvers é a heroína mais amada dos Estados Unidos e Doutor Estranho é um psicólogo. Porém, não são todos que estão envolvidos nesta realidade mentirosa.

Wolverine, por ter passado por diversas lavagens cerebrais ao longo dos anos, não é atingido pelos poderes da Feiticeira e começa a ajudar os colegas a resolver esta situação. Doutor Estranho é responsável por tentar ajudar Wanda, mas ainda assim falha em salvar o mundo.

O grande desfecho é a "vilã" da história dissolvendo o mundo que ela criou para mostrar uma nova realidade: "sem mais mutantes", como ela prega.

Como encaixar no MCU

Elizabeth Olsen como Feiticeira Escarlate  - Divulgação - Divulgação
Elizabeth Olsen como Feiticeira Escarlate
Imagem: Divulgação

A Marvel Studios adora adaptar do seu jeito suas histórias dos quadrinhos. Então não seria improvável que, em vez de Feiticeira decidir que todos os mutantes percam seus poderes, ela escolha "mais mutantes" -- e então os X-Men poderiam ser introduzidos ao Universo Marvel.

Mas há ainda mais detalhes que podem se encaixar nesta teoria. WandaVision é a série para o serviço de streaming da Disney que vai estrelar a Feiticeira Escarlate e o Visão. Em Vingadores: Guerra Infinita, Wanda foi obrigada a matar Visão para que ele fugisse das garras de Thanos -- e no final não deu nada certo.

Em Ultimato, ela está de luto pela situação e ainda mais raivosa contra o Titã Louco por ter destruído seu namorado. Por isso, não seria impossível que ela inventasse uma realidade com seus poderes para viver a vida que sempre sonhou e esquecesse o seu passado trágico.

Elizabeth Olsen já declarou que WandaVision tem um clima de anos de 1950, o que também pode se assemelhar com a saga dos quadrinhos Visão, de Tom King, em que o protagonista tenta criar uma família tradicional na década de 50.

Até mesmo o nome da série, WandaVision, dá mais a noção de "uma visão de Wanda" do que uma parceria entre os dois personagens.

E o Doutor Estranho?

Doutor Estranho - Reprodução - Reprodução
Doutor Estranho
Imagem: Reprodução

Para completar ainda o pacote, o novo filme do Doutor Estanho, que recebeu o título de Multiverse of Madness (multiverso da loucura, em tradução livre), foi divulgado pelo diretor Scott Derrickson como "o primeiro filme de terror da Marvel".

O que sabemos também é que Feiticeira Escarlate terá papel fundamental na sequência do longa do Mago Supremo. Uma das opções da Marvel de como colocar um clima tenebroso seria justamente explorando a insanidade mental (como já prega o título oficial) da Feiticeira Escarlate, não conseguindo mais controlar seus poderes e mergulhando em uma realidade fictícia que ela mesma criou.

Kevin Feige já desencanou do nome Vingadores, mas um novo agrupamento de heróis pode existir para incorporar os filmes do MCU. Por que não desenvolver ainda mais a Dinastia M, que incorpora diversos heróis da editora, na Fase 5 enquanto introduz aos poucos a loucura de Wanda e o início dos mutantes na fase atual do Universo Marvel?

Os lançamentos de WandaVision e Doutor Estranho são próximos: enquanto a série da Disney+ estreia na primavera norte-americana de 2021, o filme do Mago Supremo está marcado para chegar logo depois aos cinemas, em 7 de maio do mesmo ano.

Quer ler mais sobre o mundo geek e conversar com outros fãs? Participe da nossa página no Facebook! Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Geek.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto se referia à personagem Feiticeira Escarlate como Wanda Romanoff. Mas, o nome da personagem é Wanda Maximoff . A informação foi corrigida.