Topo

Como Mahershala Ali foi diretamente de seu 2º Oscar para Blade

Kevin Feige recebe Mahershala Ali no painel da Marvel na San Diego Comic-Con 2019. O ator será Blade, o caçador de vampiros, em um reboot da franquia - Chris Delmas/AFP
Kevin Feige recebe Mahershala Ali no painel da Marvel na San Diego Comic-Con 2019. O ator será Blade, o caçador de vampiros, em um reboot da franquia
Imagem: Chris Delmas/AFP

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

23/07/2019 10h33

Em um painel de tantos anúncios surpreendentes, Mahershala Ali foi deixado para fechar a apresentação da Marvel na San Diego Comic Con. Envolto em muito mistério, ele revelou que será o novo Blade.

"Senhoras e senhores: o duas vezes vencedor do Oscar Mahershala Ali", chamou ao palco Kevin Feige, chefão da Marvel, nos instantes finais do painel. "Parece que você trouxe seu próprio boné", adicionou Feige. O logo revelado pelo ator foi o de Blade e o mais curioso é que o próprio norte-americano foi quem pediu pelo papel, vindo diretamente de seu ápice na carreira, com a estatueta da Academia.

Segundo Feige, numa reunião entre eles Ali contou, sem rodeios, que queria viver o caçador de vampiros, e isso aconteceu logo depois de ele ter conquistado seu segundo Oscar de ator coadjuvante, neste ano.

"Nós por anos queríamos achar um novo caminho para Blade. Amamos o personagem e seu mundo. Agora, com o Doutor Estranho, temos elementos sobrenaturais entrando no universo cinematográfico da Marvel e sentimos que podemos começar a explorar isso", explicou Feige, sobre a volta do personagem, que já teve três filmes e foi interpretado por Wesley Snipes.

A isso se aliou a vontade de Ali. "Mahershala queria vir e se encontrar conosco. E, quando Mahershala quer uma reunião, você faz a reunião! Ele tinha acabado de vir de sua segunda vitória no Oscar. Nós estávamos conversando bem educadamente, ele falava como ele é um fã [da Marvel], quando cortou o assunto no meio e só falou: 'Blade'. E nós dissemos: 'Sim'."

Viggo Mortensen e Mahershala Ali em cena de "Green Book" - Divulgação - Divulgação
Viggo Mortensen e Mahershala Ali em cena de Green Book
Imagem: Divulgação

O ator foi premiado este ano por seu papel de coadjuvante em Green Book: O Guia e também tem a estatueta da mesma categoria pelo filme Moonlight: Sob a Luz do Olhar, de 2016. Esta conquista marcou a primeira vez em que um ator muçulmano ganhou um Oscar em uma categoria de atuação.

Mahershala - nascido com o nome Mahershalalhashbaz Gilmore - é um californiano de Hayward e está com 45 anos. Atuar veio de família, já que seu pai trabalhou em peças na Broadway. O hoje ator se graduou em comunicação na faculdade, com uma bolsa escolar em basquete, mas se desiludiu com o tratamento dado a atletas e passou a investir na carreira artística quando participou de uma encenação de Spunk.

Isso o encorajou a buscar outra graduação, já para ser ator, e seus papéis foram crescendo com o tempo, participando de episódios de CSI, Law & Order, do filme Jogos Vorazes e tendo grande destaque em House of Cards, como Remy Danton, e em True Detective.

Mahershala Ali em "Luke Cage" e "House of Cards" - Divulgação - Divulgação
Mahershala Ali em Luke Cage e House of Cards
Imagem: Divulgação

Conexão com a Marvel

Vale lembrar que Mahershala não é um estranho para a Marvel. Ele esteve em Luke Cage, como o vilão Cornell Stokes, o Boca de Algodão. Tecnicamente, a série da Netflix é do mesmo universo dos filmes da Marvel, ainda que nunca tenha havido uma conexão direta entre as produções.

Mahershala também fez a voz de Aaron Davis em Homem-Aranha no Aranhaverso, o tio de Miles Morales.

Questionado sobre porque Mahershala será o Blade perfeito, Feige disse à Variety: "Porque ele é um dos melhores atores do momento e é um grande fã do nosso universo e do personagem. Ele vai destruir. É um sonho, é tipo aquela coisa que você não se atreve a sonhar que vai acontecer. Mas tivemos algumas reuniões e decidimos rapidamente: 'Vamos fazer isso'."