Topo

Máquina Mortífera na Globo: Como o Stifler de American Pie se tornou astro da série

Seann William Scott e Damon Wayans em imagem promocional da terceira temporada de "Máquina Mortífera" - Divulgação
Seann William Scott e Damon Wayans em imagem promocional da terceira temporada de "Máquina Mortífera"
Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

19/07/2019 04h00

Máquina Mortífera volta hoje às telas da Globo, por volta das 23h10, com sua terceira e última temporada. Ela foi desde o início marcada por controvérsias que resultaram na saída de Clayne Crawford, o Riggs, e na entrada de Seann William Scott, o Stifler de American Pie, como seu novo protagonista.

Em agosto do ano passado, a reportagem do UOL esteve no set da produção, em Los Angeles*, e descobriu diretamente de seu criador, Matt Miller, como Scott foi parar em uma série de ação -- um destino que muitos consideravam improvável por conta do histórico do ator nas comédias.

Antes, vamos recapitular: no ano passado, enquanto a segunda temporada de Máquina Mortífera ainda era gravada, Clayne Crawford foi acusado por colegas de elenco e equipe de ter um comportamento agressivo e criar um "ambiente hostil" no trabalho. O drama dos bastidores chegou à imprensa e ao público, com o ator recebendo críticas explícitas do outro protagonista da atração, Damon Wayans. Crawford acabou demitido, e a equipe da série teve que correr contra o relógio para encontrar uma solução e, assim, salvá-la do cancelamento -- temporariamente, já que a série acabou cancelada de qualquer forma em maio deste ano.

Os executivos da Warner e da Fox (que exibia a série nos EUA) tinham interesse em renovar a atração para uma nova temporada. Só havia uma condição: que o novo protagonista fosse "especial".

Clayne Crawford como Martin Riggs na série "Máquina Mortífera" - Divulgação - Divulgação
Clayne Crawford como Martin Riggs na série "Máquina Mortífera"; ator deixou a série após problemas nos bastidores
Imagem: Divulgação

O tempo era curto, já que em uma semana aconteceriam os Upfronts, as apresentações em que as emissoras norte-americanas anunciam sua programação para a próxima temporada. "Tínhamos uma janela em que iriam nos anunciar como renovada ou não. E com quem nós, criativamente, poderíamos concordar? Quem era o nome certo? Essa pessoa iria aceitar? Teria que fazer o contrato... Tudo isso tinha que acontecer em um período de tempo extremamente acelerado", explicou Miller.

A equipe então fechou uma lista de nomes e começou a discutir com a Fox sobre qual seria o melhor. No meio disso, por um acaso do destino, Seann William Scott foi à emissora para apresentar outro projeto com o qual estava envolvido. "Alguém da Fox me ligou e disse: 'Seann esteve aqui agora, e ele parece ótimo. O que você acha dele?' Eu respondi que ele seria fantástico".

A coincidência não poderia ser mais feliz, já que o ator também estava interessado no projeto. "Seann tinha lido no jornal sobre Riggs deixando a série e pensou em ligar para o agente dele e dizer 'que tal eu para aquilo lá?', então foi perfeito. Estava escrito nas estrelas", lembrou Miller.

O trabalho, claro, não acabou por aí: "Eu tive que ligar para o Seann da França, e um dia antes eu nem tinha pensado nele para a série. Tive que pensar rápido no que eu achava que seria o personagem que ele faria". O showrunner voou de Paris, onde estava de férias, para Los Angeles e, em seguida, para Nova York, onde encontrou o astro. "Nos demos muito bem. Falei o que estava pensando, e ele disse que era fantástico".

Seann William Scott em American Pie e Máquina Mortífera - Divulgação e Montagem/UOL - Divulgação e Montagem/UOL
Seann William Scott em American Pie e Máquina Mortífera
Imagem: Divulgação e Montagem/UOL

Após a Fox oficializar a renovação da série e a contratação de Scott, Miller voltou para Los Angeles e, do aeroporto, foi direto à sala de roteiristas, onde começou a trabalhar com sua equipe no roteiro da temporada, que tinha a missão de fechar o arco de Riggs enquanto apresentava o público ao novo personagem."Mesmo que Seann não seja igual a Clayne, os dois são caras bonitos, mais velhos e brancos. Não escalamos uma mulher, nem um personagem diverso e foram ideias que consideramos. Acabamos escalando Seann, e ele tem que ser bem diferente de Riggs, mas compartilhar algumas características semelhantes".

Seann com um personagem "inteligente"

Seann William Scott entrou na série como Wesley Cole, ex-agente da CIA que deixa a Síria para retornar a Los Angeles, onde se torna policial. "Cole é um personagem que fez muitas coisas na vida, ele tem sangue nas mãos", explicou Miller. "Ele tenta se redimir pelas mortes que causou. Ele não está sentado no quarto com uma arma, pensando em se matar; ele está se envolvendo nas situações e tentando desarmá-las. Ele não gosta de usar a arma, ela é o último recurso, e ele não a usa por metade temporada".

Para o ator, que também conversou com a reportagem do UOL em Los Angeles, o principal diferencial do novo personagem está na inteligência -- uma característica bem diferente para quem estava acostumado a interpretar tipo abobalhados como Stifler.

"Eu estou tentando trazer um pouco de comédia, mas é diferente porque ele é muito inteligente", contou Scott. "Eu nunca interpretei um personagem inteligente antes, todos os personagens que fiz eram idiotas. Então, a comédia que temos aqui vem de um lugar diferente, porque o personagem é um cara brilhante, é ex-CIA e tudo isso".

Nada disso mudou, porém, o humor de Máquina Mortífera. "Tem muita comédia, como nas duas primeiras temporadas. Os caras eram hilários na hora certa; eu não vejo muita mudança de tom em relação aos outros dois anos, porque tinha comédia e ação. Há esse mesmo equilíbrio", disse o ator

*A repórter viajou a convite do Warner Channel