Topo

Demônios da Garoa fará show na Europa pela primeira vez em 76 anos de carreira

O grupo Demônios da Garoa - Divulgação
O grupo Demônios da Garoa Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

18/07/2019 10h18

Os paulistanos do Demônios da Garoa farão na última semana deste mês sua primeira turnê pela Europa, depois de 76 anos de carreira. O grupo de samba, que detém o recorde no Guiness Book como o conjunto vocal em atividade mais antigo do Brasil, já realizou shows nos Estados Unidos e no continente africano.

A primeira apresentação será no festival Les Escales, na cidade de Saint Nazaire (próxima a Nantes), na França. O grupo também recebeu convites para apresentações em Portugal e Itália, mas que ainda não foram agendadas.

"Estamos com 76 anos de estrada, mas encarar um novo desafio é como começar de novo na música. Dá um friozinho na barriga, mas uma sensação muito boa de experimentar públicos diferentes, novos desafios", disse Izael Caldeira, o Catraca, há 15 anos no grupo.

O grupo já lançou 67 discos e tem mais de cem músicas gravadas. "Temos muitas canções emblemáticas que fazem a nossa história e a história de todo o samba brasileiro. Mas, como sempre mantivemos essa tradição de fazer o samba raiz, as referências ao Adoniram, acredito que qualquer escolha [para o repertório] vai representar bem nossa música", completa Sergio Rosa, há 38 anos no grupo.

Sérgio é da segunda geração dos Demônios. Ele tocou ao lado do pai, que morreu em 2000, e agora divide o palco com seu filho Ricardo Rosa, o Ricardinho, a terceira geração do grupo.