Topo

O Rei Leão tinha "sexo" escrito no céu? Animador explica mensagem subliminar

Mensagem subliminar em O Rei Leão - Reprodução
Mensagem subliminar em O Rei Leão Imagem: Reprodução

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

17/07/2019 11h40

Se a Disney é uma companhia que preza por ser "família", a lenda urbana de que a palavra "sex" (sexo) aparecia escrita como um detalhe escondido em O Rei Leão, um dos filmes mais lucrativos do estúdio, sempre foi tratado como um escândalo. Mas, qual é a história real por trás disso? Um animador explicou o que aconteceu na primeira versão do longa - que foi alterada posteriormente.

O momento polêmico acontece quando um Simba crescido aparece à noite, vendo as estrelas com Pumba e Timão. Em certo momento, folhas e poeira que sobem quando Sumba se deita no chão parecem formar uma palavra. Seria "sexo"?

Ao site Screen Rant, o animador gráfico Tim Sito explicou que havia sim algumas letras escondidas ali, mas a mensagem era outra: SFX. A sigla seria uma menção à própria equipe de animação e efeitos especiais, feita de uma maneira bem sutil e difícil de ser percebida - mas que ganhou fama com a conotação sexual de quem trocou o "F" pelo "E".

Mensagem subliminar em O Rei Leão foi alterada - Reprodução - Reprodução
Mensagem subliminar em O Rei Leão foi alterada
Imagem: Reprodução

A notoriedade foi ainda maior quando uma organização antiaborto norte-americana passou a protestar contra a Disney, por conta da suposta mensagem subliminar.

A Disney acabou agindo. Nas edições de 2002, feita para Imax, e de 2003, numa edição especial em DVD, a cena foi alterada e perdeu as letras no céu, trocadas por um padrão indiscernível.

O Rei Leão volta aos cinemas com uma versão mais real e tecnológica nesta quinta-feira. Nas vozes do longa em inglês, Beyoncé interpreta Nala e Donald Glover é Simba.

Assista ao trailer de O Rei Leão

UOL Entretenimento
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado na versão inicial do texto, não são as estrelas, mas uma nuvem de poeira que forma a palavra vista no céu, durante a cena de O Rei Leão. O conteúdo foi corrigido.