Topo

Dia do Rock: Oito filmes imperdíveis para assistir neste 13 de julho

Dave Grohl como o Diabo no filme Tenacious D - Reprodução
Dave Grohl como o Diabo no filme Tenacious D Imagem: Reprodução

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

13/07/2019 04h00

O Dia do Rock, tradicionalmente comemorado em 13 de julho, é marcado por shows e celebrações. Mas para quem prefere rock and roll de sofá, separamos uma lista de filmes imperdíveis.

Há desde lançamentos recentes, como The Dirt, da Netflix, que bombou ao contar a polêmica história do Mötley Crüe, a clássicos como Quanto Mais Idiota Melhor, passando por documentários como o interessante Metal - Uma Jornada pelo Mundo do Heavy Metal.

É para não deixar passar a data sem bater cabeça e fazer chifrinho com os dedos.

Escola de Rock

Escola do Rock traz Jack Black fazendo aquele trabalho de base: botando a criançada para entender a importância do rock, para aprender instrumentos e agitar. Ele começa a dar aulas de música após ser expulso de uma banda, e muda a vida dos pequenos. Afinal, uma boa educação vem de cedo.
Ano: 2003
Elenco: Jack Black, Mike White, Joan Cusack
Direção: Richard Linklater

The Dirt: Confissões do Mötley Crüe

O filme encena os detalhes mais polêmicos da carreira da banda de hard rock, que ajudou na explosão do gênero nos anos 1980. Com quatro narradores e o ponto de vista - e as confusões de cada um -, traz um retrato bem explícito e sem papas na língua e mostra as consequências da selvageria da banda. Tem até uma versão impagável de Ozzy.
Ano: 2019
Elenco: Daniel Webber, Machine Gun Kelly, Douglas Booth, Iwan Rheon
Direção: Jeff Tremaine

Assista ao trailer de The Dirt

UOL Entretenimento

Rock Star

Inspirado livremente na história do Judas Priest, o perfeccionista vocalista de uma banda cover acaba sendo designado para virar o frontman oficial da banda que copiava. O protagonista é Mark Wahlberg, que experimenta a dura vida de um grupo de sucesso e da estrada, enquanto tenta salvar o relacionamento com a personagem de Jennifer Aniston. O filme ainda traz trilha sonora original, com estrelas do heavy metal do mundo real como a banda Steel Dragon: Zakk Wylde, Jeff Scott Soto, Jason Bonham e Myles Kennedy, entre outros.
Ano: 2001
Elenco: Mark Wahlberg, Jennifer Aniston, Dominic West
Direção: Stephen Herek

Quanto Mais Idiota Melhor

Com cenas históricas, como a de Wayne (Mike Myers) e Garth Dana Carvey) cantando Bohemian Rhapsody no carro, o filme conta a história de dois amigos metaleiros, cujo programa de TV local ganha a chance de virar uma produção de alto orçamento.
Ano: 1992
Elenco: Mike Myers, Dana Carvey, Rob Lowe
Direção: Penelope Spheeris

Anvil! A História de Anvil

Este documentário é intenso ao mostrar a banda canadense Anvil, que conseguiu fazer sucesso por um curto período, principalmente com seu hit Metal on Metal, mas por falta de habilidade de seus integrantes e de apoio, acabaram retornando ao anonimato. É de partir o coração. Conta com depoimentos de astros como Slash (Guns N' Roses).
Ano: 2008
Elenco: Robb Reiner, Steve 'Lips' Kudlow, Tiziana Arrigoni
Direção: Sacha Gervasi

Quase Famosos

Um jovem de apenas 15 anos consegue um trabalho na revista Rolling Stone e tem como missão acompanhar uma banda de rock em uma turnê pelos Estados Unidos. Venceu Oscar de melhor roteiro original e ainda teve uma indicação para melhor edição e duas para melhor atriz coadjuvante.
Ano: 2000
Elenco: Billy Crudup, Patrick Fugit, Kate Hudson
Direção: Cameron Crowe

Tenacious D - Uma Dupla Infernal

Começou como uma banda formada por Jack Black e Kyle Gass, virou programa de TV e em 2006 veio o filme. Em forma de um épico musical, conta a história de um rapaz que tem uma visão de Dio - o cantor - e busca a fama como roqueiro. O personagem interpretado por Jack Black, JB, conhece o de Gass, KG, um músico fracassado, que tenta ensiná-lo como ser um rockstar.
Ano: 2006
Elenco: Jack Black, Kyle Gass, JR Reed, Dave Grohl, Ben Stiller, Ronnie James Dio
Direção: Liam Lynch

Metal - Uma Jornada pelo Mundo do Heavy Metal

O documentário apresenta a história do heavy metal falando diretamente com quem fez do gênero o que é. Além de repassar histórias, há entrevistas que mostram exatamente quem são alguns dos metaleiros mais famosos - incluindo as cenas com Gaahl, vocalista monossilábico de black metal, que deixam qualquer um rindo de nervoso.
Ano: 2005
Elenco: Tom Araya, Alice Cooper, Bruce Dickinson, Ronnie James Dio, Gaahl, Lemmy, Dee Snider, Corey Taylor, Tom Morello
Direção: Sam Dunn, Scot McFadyen