Topo

Exposição de Sandy e Junior traz raridades e mergulha na intimidade da dupla

Paloma Amorim/Divulgação
Imagem: Paloma Amorim/Divulgação

Renata Nogueira

Do UOL, no Recife

11/07/2019 16h13

Um vídeo gravado em VHS mostra duas criancinhas dançando e rebolando juntas em 26 de outubro de 1988, como marca o registro na tela. São eles: Sandy e Junior um ano antes de formarem a dupla que volta a se apresentar junta 30 anos depois.

O registro um tanto quanto raro é apenas um dos itens da mostra Sandy e Junior Experience, em cartaz até o dia 16 de julho no Shopping RioMar, no Recife. A capital pernambucana é a primeira cidade a receber um show da turnê Nossa História, amanhã, no Classic Hall, e também a primeira a receber a exposição.

Junior dando seu primeiro autógrafo, em 1990, e Sandy mimando o irmãozinho bebê são outros registros íntimos da família que aparecem logo na entrada, numa espécie de linha do tempo não cronológica, que traz ainda cenas de vários ensaios da carreira deles como dupla e do casamento de Sandy com Lucas Lima e de Junior com Mônica Benini.

Gratuita, a exposição é dividida em pequenas salas e tem a entrada controlada para mais conforto. O espaço é perfeito para os fãs fazerem selfies e relembrarem a trajetória dos ídolos.

Além da decoração temática que retoma cenários de turnês como As Quatro Estações, outros itens importantes e originais do acervo da dupla estão expostos.

No Recife, os fãs podem ver dois figurinos de Sandy do show As Quatro Estações, um dos figurinos de Junior do show e DVD Ao Vivo no Maracanã e outro do VMB 2000, extinta premiação da MTV.

O violão usado no clipe A Lenda e um par de sapatos que Sandy usou na primeira turnê também podem ser apreciados. Há também itens como produtos licenciados de todas as épocas da carreira de Sandy e Júnior, estatuetas de premiações e honrarias da gravadora, como o disco de platina para o álbum Pra Dançar Com Você.

Sapatos usados por Sandy estão em exposição - Renata Nogueira/UOL - Renata Nogueira/UOL
Imagem: Renata Nogueira/UOL

Mas o que chama mais a atenção são as cartinhas originais de fãs de todo o Brasil escritas à mão e guardadas por tantos anos no acervo da dupla, e agora disponíveis para serem lidas pelos visitantes.

Alguns dos milhares de ursinhos acumulados nos 17 anos ininterruptos de carreira também aparecem em uma área dedicada aos fãs. As mensagens quase se apagando marcadas nas pelúcias não deixam dúvidas que os irmãos realmente guardaram os presentes que receberam com tanto carinho durante a carreira conjunta.

Em formato reduzido (Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre terão versões maiores, de 200 m2), a exposição Sandy e Junior Experience fica no Shopping RioMar Recife até o dia 16. Ela segue ainda para outras cidades que recebem os shows da turnê Nossa História neste mês, como Salvador (Shopping Paralela), Fortaleza (Shopping RioMar) e Brasília (Park Shopping).

Todas as cidades que terão shows de Sandy e Junior devem receber a mostra. Datas e locais serão divulgados aos poucos.

Serviço

Sandy e Junior Experience
Onde: Shopping RioMar Recife - piso L3
Quando: de 10 a 16 de julho
Quanto: gratuito