Topo

Fotógrafo da turnê de Sandy e Junior revela maior pressão: Noely, a mãe da dupla

Sandy e Junior observam o palco montado do show da turnê Nossa História - César Ovalle/Divulgação
Sandy e Junior observam o palco montado do show da turnê Nossa História Imagem: César Ovalle/Divulgação

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

10/07/2019 04h00

A estrada é meio ingrata.

Foi a frase acima que César Ovalle - o @cesinha, para os íntimos do Instagram - usou para resumir por que deixou de lado a fotografia musical. No fim de 2017, resolveu parar com a ingrata rotina da estrada depois de longos anos acompanhando shows de Raimundos, Jota Quest, Pitty, Luan Santana e NX Zero, esta última banda que acompanhou durante 12 anos.

César Ovalle - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
O fotógrafo César Ovalle, que registrará a turnê de Sandy e Junior
Imagem: Instagram/Reprodução

Mas, neste ano, recebeu um convite irrecusável: registrar a turnê de comemoração dos 30 anos de Sandy e Junior. Amigos de longa data, Junior Lima chamou Cesinha para sua casa, onde mostrou o projeto.

"Para mim, essa volta era impossível. Conhecendo eles e ouvindo as histórias eu achava que isso nunca iria acontecer", disse em conversa por telefone com o UOL.

Artistas exigentes com fotos

Os mais atentos às primeiras filas dos shows de Sandy, por exemplo, já notaram quem fica por ali com uma câmera pesada e lente enorme: Noely, a mãe de Sandy e Junior. Uma família musicalmente exigente não poderia ser diferente com o registro de suas apresentações.

Talvez a minha maior pressão seja essa: a Noely, que sempre fez as fotos da Sandy. Agora ela nem tem levado a câmera mais por eu estar lá.

"Aceitei o desafio porque vai ser interessante, mas não me senti pressionado. Eles são exigentes, mas eu já fiz tanto esse lance de shows que não tenho mais esse frio na barriga. Foi esse um dos motivos que parei de fazer", disse o fotógrafo, que vai encarar essa jornada de 15 apresentações.

10.out.2015 ? Mãe de Sandy, Noely acompanhou o novo show da filha de perto e registrou a volta da cantora aos palcos com uma câmera profissional - Rafael Cusato/Photo Rio News - Rafael Cusato/Photo Rio News
Noely, mãe de Sandy e Junior, sempre registra os shows
Imagem: Rafael Cusato/Photo Rio News

Olhar de fã? Nem tanto

Quando Sandy e Junior estavam estourados na TV e nas rádios, Cesinha já estava deixando a adolescência para trás, por isso não acompanhou de perto a carreira daqueles que viriam a se tornar seus amigos anos mais tarde.

"Eu sou mais velho [39 anos]. Não curtia a dupla na época. Não escutava nada. Pela minha afinidade com eles, acho que isso vai ser mais legal. Não tenho uma visão de fã. Tenho uma visão diferente, como amigo e espetáculo. Acho que isso vai agregar no sentido de chegar depois e dar uma outra linguagem. Acho que eles querem uma outra linguagem do que já foi feito", completou.

Sobre a estrutura dos shows e o que vem por aí, Cesinha se segura para não contar spoilers. A maior prévia que surgiu até então veio de suas próprias lentes no retrato que fez da dupla abraçada em frente ao palco da turnê aceso.

"Eles estão preparando uma coisa tão grande. Eu, particularmente, nunca vi uma estrutura assim em turnê. São coisas muito legais que vão rolar".

Depois da turnê, ele garante que se despedirá definitivamente da vida de hotéis, aeroportos, palcos e ônibus.

"Vai ser legal juntar isso. É uma forma de eu fechar esse ciclo de trabalhar com música e fechar o ciclo deles com uma turnê de comemoração".

Veja datas e locais da turnê "Nossa História"

12/julho: Recife - Classic Hall
13/julho: Salvador - Arena Fonte Nova
19/julho: Fortaleza - Centro de Convenções
20/julho: Brasília - Mané Garrincha

02/agosto: Rio de Janeiro - Jeunesse Arena
03/agosto: Rio de Janeiro - Jeunesse Arena
17/agosto: Belo Horizonte - Esplanada do Mineirão
24/agosto: São Paulo - Allianz Parque
25/agosto: São Paulo - Allianz Parque
31/agosto: Curitiba - Pedreira Paulo Leminski

13/setembro: Manaus - Arena da Amazônia
14/setembro: Belém - Hangar
21/setembro: Porto Alegre - Arena do Grêmio

12/outubro: São Paulo - Allianz Parque
13/outubro: São Paulo - Allianz Parque