Topo

Governador da Bahia decreta três dias de luto após morte de João Gilberto

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

06/07/2019 20h22

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decretou três dias de luto devido à morte do cantor e compositor João Gilberto, nascido no interior do Estado. O músico morreu hoje em casa, no Leblon, zona sul do Rio; causa da morte não foi divulgada.

"Pai da bossa nova, João Gilberto ajudou a projetar a imagem da Bahia e da música brasileira para o mundo. Hoje sua morte silencia a música. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs de um dos mais ilustres filhos de Juazeiro, que se tornou uma referência para as gerações de músicos que vieram depois da bossa nova. Os baianos têm orgulho de João Gilberto e por isso preservaremos seu legado. Que Deus conforte a todos neste momento de dor. Decreto três dias de luto oficial na Bahia pela morte de João Gilberto", declarou Costa, no Instagram.

Baiano de Juazeiro, ele lançou discos clássicos como Chega de Saudade (1958), O Amor, o Sorriso e a Flor (1962) e Getz/Gilberto (1964), que revolucionaram a maneira de tocar violão e influenciaram gerações de artistas.

Há décadas recluso, João Gilberto não dava entrevistas e não recebia ninguém em casa, a não ser familiares. O cantor e compositor completou 88 anos no último dia 10 de junho. Uma das "organizadoras" da festança foi Sofia, a neta do músico, que preparou brigadeiros para o avô.