Topo

Gal Costa sobre João Gilberto: "Maior gênio da música brasileira"; famosos lamentam

O cantor João Gilberto em show no Auditório Ibirapuera, em São Paulo (SP)  - Tuca Vieira/Folhapress
O cantor João Gilberto em show no Auditório Ibirapuera, em São Paulo (SP) Imagem: Tuca Vieira/Folhapress

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

06/07/2019 17h29

Famosos lamentaram a morte de João Gilberto, aos 88 anos, hoje, no Rio de Janeiro. O cantor e compositor morreu em casa; a causa não foi divulgada.

Gal Costa foi um dos primeiros artistas a se manifestar publicamente. "Se foi João Gilberto, o maior gênio da música brasileira. Influência definitiva no meu canto. Fará muita falta, mas seu legado é importantíssimo para o Brasil e para o mundo", disse ela em um post no Instagram.

Em vídeo enviado à GloboNews, Caeatano Veloso falou sobre a morte do músico e companheiro de longas datas. "Ele, no momento exato, preciso, apareceu na minha vida, dando sentido mais profundo das artes. Não sei como dizer que ele deixou de existir como pessoa física", disse Caetano.

Erasmo Carlos dedicou a mensagem àquele que classificou como o seu "único ídolo ainda vivo". "Morreu meu único ídolo ainda vivo. Ele me ensinou com a bossa nova a falar de amor no ouvido da mulher. Saudades sempre! #joaogilberto", escreveu.

Ed Motta também se manifestou no Instagram. "Um capítulo seminal da arte desse planeta descansa hoje. Que artista imenso. Descanse em paz, mestre supremo", escreveu.

No Twitter, Maria Rita expressou a sua admiração por João Gilberto. "Apesar de não ter contato pessoal, minha admiração, respeito e carinho por João Gilberto são inabaláveis a partir do momento em que entendo a grandeza e a importância dele pra música nacional e mundial. Não tem como não me sentir entristecida com a notícia. Descanse em luz".

Juca Kfouri, blogueiro do UOL, também lamentou a perda. "O Brasil perde um gênio da raça. João Gilberto é daquelas figuras que nascem a cada 500 anos", afirmou.

Filho de John Lennon com Yoko, Sean Ono Lennon postou a foto de músico brasileiro e escreveu. "R.I.P, João Gilberto".

João Gilberto R.I.P.

A post shared by Sean Ono Lennon (@sean_ono_lennon) on

O ex-candidato à presidência da República Ciro Gomes também postou mensagem sobre a perda do cantor e compositor. "Lamento muito! Uma perda para a música, para o Brasil e para o mundo".

Daniela Mercury disse que Gilberto ensinou a todos a cantar da forma mais bela do mundo.

"Vai, minha tristeza, e diz que sem ele não pode ser. Um gênio que revolucionou para sempre a música popular brasileira. João criou a bossa nova e me influenciou imensamente. Um dia ele me disse que eu era de sua família. E sou mesmo. Ele ensinou a todos nós a cantar da forma mais bela do mundo. Vá em paz, mestre!"

Walcyr Carrasco, autor de "A Dona do Pedaço", também lamentou a morte do cantor e compositor. "Um dos pais da bossa nova e um dos músicos mais importantes e influentes do Brasil. Descanse em paz! Meus sentimentos aos familiares e amigos."