Topo

O Rei Leão: Iza vai dublar Nala, e Ícaro Silva será Simba em versão brasileira

Ícaro Silva e Iza serão dubladores de O Rei Leão - Divulgação
Ícaro Silva e Iza serão dubladores de O Rei Leão Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

27/06/2019 14h32

A Disney escolheu a dupla que dará voz aos protagonistas de O Rei Leão na versão dublada: o ator Ícaro Silva será Simba, enquanto a cantora Iza vai viver Nala. Na versão original, Donald Glover dá voz ao icônico leão enquanto a popstar Beyoncé faz seu par romântico. O filme chega aos cinemas em 18 de julho.

"Uma amiga estava comigo na gravação e ela colocou a versão da Beyoncé. Eu fiquei muito emocionada, porque estava ouvindo a música de um filme muito especial para mim, emocionada porque a Disney estava fazendo uma nova versão e porque era a voz da Beyoncé", conta Iza em entrevista ao UOL.

Assim como Iza, Ícaro admite que sentiu uma certa pressão, mas que salienta que se sentiu honrado com o convite e em "substituir" nomes importantes da cultura pop norte-americana.

"Dá um medo", diz o ator. "Tem uma pressão envolvida, mas ao mesmo tempo me sinto muito validado como ator, como artista. Justamente porque são Beyoncé e Donald Glover, que são artistas muito especiais, não só de tamanho e fama, mas o que eles se propõem a fazer -- autorais, multimídias, efervescência negra e afirmação desta cultura."

"[É muito importante] Também estar aqui com a Iza, porque ela ocupa um lugar muito interessante e lindo no mercado. Ela é uma popstar alçada pelo talento e preta, que me representa muito, que vai do pop brisa ao pop gospel. Então é muito orgulho estar com ela."

Importância de O Rei Leão

Iza estava prestes a completar quatro anos de idade quando viu a animação da Disney. "O Rei Leão foi o primeiro filme que vi no cinema, primeira vez que eu estava ali com um telão, tudo escuro. É muito emocionante, até chegar com o Timão e Pumba, nossa, foi muito sofrível", se diverte a cantora.

"Depois, eu assisti de novo e, conforme o tempo ia passando, a cena do Mufasa foi me afetando de forma diferente. É como se eu fosse evoluindo junto com o Rei Leão. E eu sou muito fã da Disney, estou feliz demais por fazer parte do filme. Estou achando surreal", acrescenta.

Ícaro é um pouco mais velho que Iza, mas, assim como as crianças que cresceram nos anos 90, guarda uma recordação especial de Simba. "O que é muito forte para mim no Rei Leão é quando ele encontra o Timão e Pumba. É o momento mais especial."

"A sensação que eu tenho hoje é que eu apreciava muito a diversidade desses amigos dele. Ele é um leão que o pai diz que ser dominante, mas encontra amizade e família em um suricato e um javali, e depois a Nala ainda chega. É uma amizade muito improvável e ao mesmo tempo muito bonita, porque é isso que faz ele acreditar nele e esquecer o trauma [da morte do pai]".

Mufasa e Simba em cena de O Rei Leão - Reprodução - Reprodução
Mufasa e Simba em cena de O Rei Leão
Imagem: Reprodução

Inexperiência e trilha sonora

Tanto Iza quanto Ícaro nunca tinham colocado os pés em um estúdio de dublagem. E mais: a Disney não revelou para qual personagem eles fariam os testes, então todas as surpresas acontecem na hora da gravação.

"Você está em uma sala fechada e, mesmo sendo ator, eu não estava contracenando especificamente com ninguém. Ficava com um fone, um monte de texto na minha frente e uma tela com o tempo de quando ia entrar a fala do personagem", lembra Ícaro.

Iza completa: "A música conversa com a arte, com a atuação. Mas para mim é um campo muito mais seguro do que você interpretar. E mais do que isso, você tem que emprestar suas expressões sem sua cara estar lá. É um grande desafio porque as pessoas têm que conectar a Iza da Nala, conectar a Iza com a Beyoncé e precisam comprar o diálogo. São animais conversando, então se não for bom, imagina..."

O processo foi exatamente este para interpretar o clássico Can You Feel The Love Tonight, que no Brasil recebeu a versão Nesta Noite o Amor Chegou. "Vou contar o que pensei que fosse acontecer: vou ter uma reunião com o Ícaro e a Disney, vamos sentar, bater o texto juntos, conversar sobre a vida e cantar a música. Mas nada disso", conta a cantora, entusiasmada.

Ambos tiveram que ouvir a versão original do remake e imitaram os estilos vocais de Beyoncé e Donald Glove. "Tive que imitar as mesmas linhas vocais, ouvindo e cantando. É bem trabalhoso", analisa Ícaro. "Eles dão apenas os seus textos. No caso, o Simba tem mais falas que a Nala, então você ouve e grava. E a canção foi isso também. Eu tive que ouvir a Beyoncé e imitar os melismas e o jeito de cantar dela", acrescenta a popstar.

Um trecho da nova versão de Can You Feel The Love Tonight, clássico da trilha sonora da animação original, foi divulgada pela Disney, apresentando pela primeira vez o dueto de Glover e Beyoncé. O remake de O Rei Leão tem direção de Jon Favreau (Homem de Ferro, Mogli: O Menino Lobo), e ainda vai contar com nomes Chiwetel Ejiofor (Scar), James Earl Jones (retornando como Mufasa) e Seth Rogen (Pumba) no elenco de vozes.

Trailer legendado de O Rei Leão

UOL Entretenimento