Topo

Bryan Cranston rouba cena no Tony Awards com prêmio, "invasão" e crítica a Trump

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

10/06/2019 08h29

Bryan Cranston foi um dos destaques do Tony Awards, premiação que é considerada o Oscar do teatro. Além de ter ficado com a estatueta de melhor ator, ele teve uma participação que levou o público às gargalhadas na abertura do evento e em seu discurso criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O Tony Awards teve como apresentador James Corden, do The Late Late Show with James Corden. Ele fez uma longa e trabalhada abertura para o evento, um musical que lembra que, para além das telas e da Netflix, há um modo diferente de experimentar a arte, com o teatro.

Em certo momento, Corden se desculpa e chama Bryan, famoso pelo papel de Walter White em Breaking Bad, que se levanta da plateia e caminha deixando o local. "Eu só tenho que ir ao banheiro", explica. "Agora? O evento acabou de começar, estamos literalmente na abertura", reclama Corden, durante a cena.

Cranston então grita, para risos do público: "Eu estou inchado pra caramba, e não vou mais aguentar isso". O número teve quase dez minutos, e o apresentador foi aplaudido de pé pela performance.

Cranston ficou com o Tony Awards de melhor ator pelo papel em "Network", em que interpretou nos palcos o jornalista Howard Beale, que se vê na linha de fogo por buscar a verdade.

No discurso, Cranston o dedicou aos "verdadeiros jornalistas de todo o mundo", dizendo que todos eles estão "na verdadeira linha de tiro", uma crítica velada aos governos e à situação dos Estados Unidos, em que a imprensa é atacada constantemente por Trump. "A imprensa não é inimiga do povo. Demagogia é a inimiga do povo."

Foi o segundo Tony de Cranston, que também tem em sua coleção seis Emmys.