Topo

Portas dos Fundos usa Handmaid's Tale para satirizar política brasileira

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

07/06/2019 10h21

Os humoristas do Porta dos Fundos usaram os personagens da série "Handmaid's Tale", que estreia no Brasil sua terceira temporada no dia 15 de junho, para satirizara a política brasileira.

A série distópica é ambientada em um futuro próximo em que as taxas de fertilidade caem drasticamente e em meio ao caos, um governo totalitário religioso se institui nos Estados Unidos, alterando o nome do país para República de Gileade. A sociedade passa, então, a ser organizada por castas e as mulheres são proibidas de ler, possuir propriedades e controlar o dinheiro.

No vídeo do Porta dos Fundos, um grupo dessas mulheres se reúne clandestinamente para ver um novo programa de TV, só com notícias do Brasil. Uma das mulheres diz que se trata de uma "distopia" e que ele é "aflitivo". Na sequência, uma outra mulher pergunta: "Se é tão aflitivo, por quê vocês assistem?". E ela responde: "Pra gente se preparar, né? Vai que um dia a gente acaba assim?".

Na TV, as mulheres assistem os discursos de Jair Bolsonaro, as discussões com o Congresso, as trocas de ministros da Educação e também declarações da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, sobre as personagens da animação "Frozen".

No Twitter, os seguidores do Porta dos Fundos aprovaram a comparação.