Topo

Eduardo Suplicy revela como foi parar no meio da roda e furto no Festival Lula Livre

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

06/06/2019 14h52

Um vídeo antigo que não morre na internet é o do hoje vereador Eduardo Suplicy assistindo a um show dos Racionais MC's no meio da galera. Neste fim de semana, em vez da pose mais séria do show de rap que curtiu em 2008, Suplicy foi flagrado em plena roda durante um show do Baiana System, no Festival Lula Livre, em São Paulo.

O político do PT contou ao UOL como foi parar no meio da galera, mas também relatou que seu fim do show foi bem menos empolgado. Suplicy afirma que teve celular e carteira furtados no meio do público.

O vereador diz que, como foi combinado para o festival, compareceu apenas para apoiar a causa e ficar ao lado de outras figuras que contestam a prisão do ex-presidente Lula, já que não haveriam discursos.

Mais para o fim do festival, quando o Baiana System apresentava sua última música, resolveu ir para a frente do palco, por onde planejava também deixar o local em seguida. Ele só não imaginava que ia parar no meio de uma das rodas da banda - uma tradição nos shows energéticos do Baiana.

"Aí aconteceu que as pessoas começaram a cantar e a dançar a última música de maneira muito animada. E abriram uma roda e me convidaram para com eles também dançar, pular", diz Suplicy, descrevendo a cena. "As pessoas se sentiram animadas, começaram a gritar 'Suplicy, Suplicy' e eu entrei no meio daquela manifestação".

Suplicy conta que é do seu feitio curtir shows no meio do público, como aconteceu naquele vídeo famoso com os Racionais, ainda que boa parte das vezes seja chamado para subir ao palco, convidado pelas bandas que admira.

Sua história com os rappers, por sinal, virou uma amizade, que vai dos chamados para ir ao palco e ocasiões em que declama "Homem na Estrada" - inclusive em plenários, em outros de seus momentos sempre lembrados - aos MC's ajudarem a promover seu projeto de renda básica de cidadania.

O furto

O vereador só lamentou o fato de ter perdido carteira com documentos e celular no meio da multidão do Baiana System. "Aconteceu que infelizmente, a certa altura, percebi que haviam tirado do meu bolso a carteira com meus documentos, carteira de motorista, dois cartões de crédito e também meu celular, que estavam nos bolsos. Ainda voltei para o palco e pedi para que os organizadores avisassem, voltei e circulei um pouco, mas não os achei."

Suplicy já experienciou o mesmo em outras vezes. Ao UOL, relembrou que em um show da Daniela Mercury também perdeu sua carteira, em 2013, na Virada Cultural. Em 2016, também teve o objeto roubado, agora em um ato contra Michel Temer.

Segundo o vereador da cidade de São Paulo, a equipe de seu gabinete registrou boletim de ocorrência relativo ao incidente.