Topo

Anéis de castidade, bullying e ressentimento: O que há no doc do Jonas Brothers

Jonas Brothers se apresentam na Billboard Music Awards - Reprodução/TNT
Jonas Brothers se apresentam na Billboard Music Awards Imagem: Reprodução/TNT

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

04/06/2019 09h43

"Chasing Happiness" é um documentário sobre o Jonas Brothers, que chega hoje à Amazon Prime. A intenção é mostrar, com pouco filtro, as vidas de Kevin, Joe e Nick Jonas, tanto individualmente quanto como irmãos e colegas na música, da infância ao rompimento.

De acordo com o site "Entertainment Tonight", o doc cumpre a que veio, com uma visão generosa e livre do que ocorreu com o trio, que se reuniu no começo do ano.

Há espaço para falar dos anéis de castidade que eles usaram na adolescência, os amores e desamores por que passaram, bullying, diabetes e as decisões musicais dos últimos anos. Confira os principais momentos do documentário:

Bullying em Kevin

Nick e Joe tinham intenções similares enquanto cresciam, voltados à música e as artes. Mas Kevin tinha gostos diferentes, como ginástica, salto com vara e mágica, e diz que sofreu com isso.

"Eu virei um alvo. Crianças são cruéis nessa idade. Eles me chamavam de gay. Isso me deixava mal. Me lembro de voltar da escola chorando. Mas o mais duro é que eu nunca achava meu lugar. Eu tinha coisas que amava, mas não conseguia me conectar com ninguém", conta ele.

Kevin começou a gravar comerciais e as coisas se acertaram quando ele e os irmãos criaram o trio. "Foi o momento em que olhamos um pro outro e falamos: 'Achamos que tem algo aqui'", diz Joe.

Diabetes de Nick

Durante as primeiras turnês do Jonas Brothers, a saúda de Nick virou preocupação. "Um dia, vi Nick se trocando, e eu conseguia ver todos os ossos do seu corpo", relembra Kevin. "Eu olhei para o espelho e vi só um esqueleto, parecia que estava morrendo", diz Nick.

Ele foi hospitalizado e chegou a esconder da gravadora que estava com problemas. Depois, foi diagnosticado com diabetes, recebeu tratamento adequado, e voltou para os palcos.

Nick fala de amor após conhecer Miley Cyrus

O trio conta que tudo mudou para eles com a participação em "Hannah Montana", da Disney. E uma das coisas foi a aproximação com garotas. E com Miley Cyrus.

"Aquilo mudou a relação de Nick com meninas para sempre. Acho que quando ele conheceu Miley, sua cabeça explodiu", afirma Kevin. "Comecei a escrever sobre amor e agora eu sabia como era. Pela primeira vez eu fazia questões que um irmão mais novo pode fazer aos mais velhos."

Outro detalhe é que Joe é quem participaria do episódio. No entanto, a produção percebeu que não poderia pegar só um dos irmãos e chamou todos.

Jonas - Getty Images - Getty Images
Jonas Brothers em foto de 2013
Imagem: Getty Images

Os anéis de castidade

Frequentadores de igreja e ainda tidos como certinhos, os irmãos chegaram a usar anéis que representavam castidade. "Fomos encorajados a seguir esse programa. Era tipo esperar pela pessoa certa, ou aguardar o casamento. Todo mundo com quem eu crescia fazia assim. E aos 15 eu fiquei meio: 'O que?'. Não representava bem o que a gente era, foi só algo que fizemos quando éramos muito jovens. Mas usávamos quando a banda explodiu, então, isso acabou indo parar na mídia", relata Joe.

"Era embaraçoso lidar com isso na vida real", admite Nick. Eles viraram alvo até do desenho South Park. "Eles diziam que a Disney tinha criado esse grupo de garotos perfeitos, cristãos e com anéis de pureza para vender música. Bem, não era muito longe disso...", completa Joe.

A decisão de romper e o sofrimento de Joe

Num período entre álbuns do trio, Nick começou a ter sucesso sozinho, com performance na Broadway e Joe experimentou um momento ruim com seu primeiro álbum solo, "Fast Life". Isso os desconectou, inclusive para compor.

Joe foi quem mais sofreu. "Eu me senti traído. Senti que mentiram pra mim. Senti raiva. Torpor". Kevin relembra que o momento foi tenso. "Joe se fechou. Eu via meu irmão destruído por dentro. Foi aí que eu vi que o grupo tinha acabado. Joe e Nick eram duros."

Outra coisa que acabou os distanciando foi quando Joe e Nick voltaram a cantar juntos em algumas apresentações, deixando Kevin de lado. "Foi a coisa mais dura da minha vida", admite Kevin, que sentia ser um peso para os irmãos. E era o que Joe e Nick disseram sentir naquele momento, já que Kevin estava se casando e iniciando uma família, construindo um outro momento em sua vida.

O retorno

Apesar dos momentos tensos, hoje eles vivem em paz. "Você passa tanto tempo atrás da felicidade e das coisas que você acha que vão te trazer alegria, que não vê que elas estão ali o tempo todo. O tempo da separação foi necessário para voltarmos bem", diz Nick.

"(O retorno) não foi sobre dinheiro, nem sobre fama. Foi apenas: 'vocês querem fazer algo fantástico juntos de novo?", conclui Kevin.