Topo

Por que Drogon não queimou Jon Snow no final de "Game of Thrones"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

22/05/2019 04h00

Atenção! O texto abaixo contém spoilers do episódio final de "Game of Thrones"

"Game of Thrones" chegou ao fim, mas o assunto não. Após encerramento da série da HBO no último domingo, muitas questões sobre a trama seguem vivas nas redes sociais, principalmente o encontro entre Jon Snow e Drogon, o dragão de Daenerys.

No capítulo, o dragão chega ao encontro de Snow logo após ele a matar, vendo sua mãe já sem vida. Umas questão que tem se repetido entre os fãs da série é: por que Drogon não matou Jon Snow?

Esta seria a reação de um dragão perturbado, que soltaria toda sua raiva sobre o homem que traiu e matou Dany transformando em cinzas, não? Em vez disso, ele direciona sua fúria em forma de chamas para o Trono de Ferro até que ele fosse totalmente derretido.

Além da Muralha #6: O fim de "Game of Thrones" foi satisfatório?

UOL Entretenimento

Como bem aponta um artigo do ComicBook.com, qualquer teoria sobre a atitude de Drogon não pode ser comprovada, afinal, nada sobre isso foi explicado no episódio. No entanto, fãs são bons em desenvolver teorias, então não custa nada arriscar alguns palpites. Vamos lá:

Jon Snow pode ser queimado?

A tentativa de incendiar Jon Snow não faria sentido. Vale lembrar que Jon é um Targaryen de nascimento, ou seja, ele não iria se ferir com o fogo, assim como Dany não era. No entanto, esta versão é questionada por alguns fãs mais observadores, já que Jon se feriu com fogo em algumas outras ocasiões ao longo das oito temporadas.

O último Targaryen

Há quem diga que Drogon preferiu desferir sua raiva ao objeto que ajudou a dizimar a família Targaryen, e contando que Jon é um deles, não faria sentido matá-lo, deixando o último de sua linhagem vivo. Drogon pode até estar enfurecido com ele, mas ainda é família. No lugar de ter um ataque de fúria, ele recolhe o corpo de Dany e escolhe apenas viver seu luto.

Por que queimar o Trono de Ferro?

Outro ponto também deixado para interpretação, mas evidente. Há quem interprete assim: não foi Jon Snow que matou Dany, e sim o trono. Ele só executou uma ordem instigada pelo Trono de Ferro. Sendo assim, faria sentido "cortar o mal pela raiz".

E para onde Drogon foi?

Durante a reunião do conselho há um rápido diálogo que diz que Drogon foi visto pela última vez voando em direção ao leste. E o que está a leste de Westeros? Todo o continente de Essos, onde Dany e seus dragões passaram a maior parte da série. Se quiser imaginar algo ainda mais emocionante, Drogon pode ter levado Dany até Valíria, local importante para os Targaryen.