Topo

George R.R. Martin diz que livros finais de Game of Thrones terão 3 mil páginas

George R.R. Martin - Christopher Polk/NBC/Getty Images
George R.R. Martin Imagem: Christopher Polk/NBC/Getty Images

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

21/05/2019 10h00

George R.R. Martin, autor dos livros "As Crônicas de Gelo e Fogo", que deram origem a "Game of Thrones", comentou em seu blog o final da série de TV, exibida no domingo na HBO e sobre os dois livros da saga que ainda faltam ser publicados.

"Eu estou escrevendo. O inverno está chegando. Eu disse isso há muito tempo. 'Os Ventos de Inverno' está bem atrasado, eu sei, eu sei, mas eu vou concluí-lo. Eu não digo quando. Tentei isso antes, só para perder o prazo e me constranger. Mas vou terminar e, então, virá 'Um Sonho de Primavera'".

O autor, no entanto, deixou os fãs curiosos sobre o final dos livros. "Como tudo vai acabar? Eu ouço as pessoas perguntando. O mesmo final da série? Diferente?", escreveu. "Bem, sim, e não. E não. E sim. E não. E sim",.

"Estou trabalhando em um meio muito diferente de David e Dan [showrunners de "Game of Thrones"], nunca se esqueçam. Eles tinham seis horas para esta temporada final. Eu espero que esses dois últimos livros preencham 3 mil páginas de manuscritos antes de eu terminar. E se mais páginas, capítulos e cenas forem necessários, eu os adicionarei. E claro, o efeito borboleta também funcionará. Há personagens que nunca apareceram na tela, e outros que morreram no programa mas ainda vivem nos livros. Então, os leitores saberão o que aconteceu com Jeyne Poole, Lady Stoneheart, Penny e seu porco, Skahaz Shavepate, Arianne Martell, Darkstar, Victarion Greyjoy, Ser Garlan o Galante e Aegon VI, além de uma miríade de personagens grandes e pequenos que os telespectadores nunca tiveram a chance de conhecer. E, sim, haverá unicórnios".

Para o escritor, o final da série de TV foi também um recomeço. "Ninguém está se aposentando. David e Dan estão indo para "Star Wars (...). Nosso brilhante elenco se espalhou aos quatro ventos, mas você verá muitos deles nos próximos anos, em todos os tipos de programas de televisão e filmes".

"Livros ou show, qual será o 'verdadeiro' final? É uma questão boba. Quantos filhos Scarlett O'Hara teve? O que acham disso? Eu vou escrever. Vocês vão ler. E então cada um poderá tirar suas próprias conclusões e discutir sobre isso na internet".

O autor falou também sobre seus próximos projetos além de "Game of Thrones".

"Como produtor, tenho cinco shows em desenvolvimento na HBO (alguns não têm nada a ver com o mundo de Westeros), dois no Hulu, um no History Channel. Estou envolvido em vários projetos baseados em minhas próprias histórias e livros, alguns em materiais criados por outros. Há curtas-metragens que espero fazer, adaptações de histórias clássicas de um dos escritores mais brilhantes, peculiares e originais que nosso gênero já produziu".