Topo

Como o Festival MECAInhotim, com Gil e Pitty, quer ajudar a reerguer Brumadinho

Marcelo Gandra/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Marcelo Gandra/Futura Press/Estadão Conteúdo

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

17/05/2019 09h56

O festival MECAInhotim, que acontece de hoje até domingo, em sua quinta edição, vai focar não apenas na música no palco, mas também em ações para aliviar os problemas enfrentados em Brumadinho, cidade devastada pelo rompimento de uma barragem da Vale, em janeiro.

Relembrando os 236 mortos e mais de três dezenas de desaparecidos, a iniciativa tem como intenção movimentar a região do ponto de vista turístico, tendo como ponto alto neste fim de semana os shows de Gilberto Gil, Céu, Duda Beat, Tulipa Ruiz e outros.

A organização do festival lançou em fevereiro um fundo filantrópico para aceitar doações e arrecadar recursos para serem aplicados no desenvolvimento sustentável da região tendo a cultura e a educação como pilares. Mais que isso, debate como realizar medidas práticas em prol da comunidade local.

"É importante destacar que a realização do festival é importante para fomentar o turismo na região e temos informações de que a rede hoteleira de Brumadinho está quase 100% ocupada para os três dias de MECAInhotim. Tivemos o cuidado de entender o impacto da tragédia e o papel do MECA na regeneração de Brumadinho. Só confirmamos o festival após termos conversado com vários representantes da comunidade local e entendido que o MECAInhotim poderia trazer benefícios positivos para a comunidade tanto em aspectos econômicos como emocionais", explica o fundador e CEO do MECA, Rodrigo Santanna, ao UOL.

O Instituto Inhotim - maior museu a céu aberto do mundo -, em Brumadinho, recebe as atrações musicais a partir de hoje, com Pitty, MC Tha e Castello como destaques. Amanhã, Duda Beat canta com participação de Erasmo Carlos, Céu se apresenta em seguida e Gilberto Gil fecha a noite. No domingo, a estrela principal é Tulipa Ruiz.

E não é só de música que se fará o festival. Entre as outras atividades, há diversos painéis focados no debate para a reconstrução de Brumadinho, em sustentabilidade, cultura, políticas públicas sócio-humanas e no papel da mulher neste momento da sociedade.

Veja a programação do 5º MECAInhotim:

Sexta (17/05)
Pitty
MC Tha
Castello
Women's Music Event (DJs Claudia Assef e Ana Flávia)

Sábado (18/05)
Gilberto Gil
Céu
Duda Beat com participação de Erasmo Carlos
Festa RARA (DJs Bernardo Campos e Filipe Raposo)
Festa Alta Fidelidade (DJs Deivid, Fael, Garrell & Kowalsky)

Domingo (19/05)
Tulipa Ruiz
Lamparina e a Primavera
MAREH (DJs Cancian e DARRYN JONES)

Ingressos disponíveis em www.ingresse.com/mecainhotim-2019
*O ingresso dá direito à visitação completa em Inhotim a partir das 9h30.