Topo

Do TikTok ao nº 1: Como "Old Town Road" deixou de ser meme e virou "country trap"

Billy Ray Cyrus e Lin Nas X durante festival na Califórnia - Scott Dudelson/Getty Images
Billy Ray Cyrus e Lin Nas X durante festival na Califórnia Imagem: Scott Dudelson/Getty Images

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

14/05/2019 04h00

"Old Town Road" já tem números invejáveis para qualquer hit internacional: 65 mi de plays no YouTube e 216 mi no Spotify. Mas o caminho que percorreu é completamente diferente das outras canções que a perseguem no topo da Billboard, como "ME!", de Taylor Swift, e "Wow.", de Post Malone. Longe dos contratos milionários e estúdios sofisticados, a música foi gravada pelo rapper Lil Nas X dentro do armário de sua casa, seu estúdio improvisado. E de lá ela saiu para reinar no topo da Hot 100, onde não deixou o topo nas última seis semanas. E tudo isso começou no TikTok.

Estúdio dentro do armário e produtor do outro lado do oceano

"Ou era no armário do meu quarto ou no armário da casa da minha avó. Fiz deles meus estúdios", disse o rapper de Atlanta, nos Estados Unidos, Lil Nas X em vídeo do The New York Times. Enquanto o rapper fazia suas rimas em uma ambiente improvisado com seu isolamento acústico amador, o produtor de "Old Town Road" estava do outro lado do oceano, mais precisamente na Holanda. YoungKio, também trabalha diretamente de seu quarto, onde cria batidas e as vende pela internet. "Eu posso fazer batidas de qualidade e muito rápido. Posso fazer 10 delas por dia, sacou?".

Tudo começou com Nine Inch Nails (é verdade!)

Sim. Nine Inch Nails. O grupo alternativo de Trent Reznor é dono do riff de banjo que abre "Old Town Road". O trecho foi retirado da abertura de "34 Ghosts IV", que está no álbum de 2008 "Ghosts I-IV".

"Eu nunca ouvi eles antes. Mas eles fazem músicas muito boas", afirmou o produtor.

A catapulta ao sucesso: TikTok

O TikTok (ex-Musical.ly) é uma rede social extremamente ligada ao mundo da música. Fenômenos se espalham rapidamente por meio de vídeos curtos e ágeis. Para alavancar "Old Town Road" foram necessárias algumas horas e as pessoas certas, como @nicemichael e seus 568 mil seguidores na plataforma. "São vídeos de 15 segundos. Tenho dificuldade de explicar para as pessoas como ganho dinheiro. Eu danço para a câmera", disse ele, que foi o primeiro a colocar a música no TikTok. "Foi uma p*** de uma loucura. Todo mundo vestido de caubói por umas três semanas".

Assista aos melhores memes do TikTok com "Old Town Road"

UOL Entretenimento

A música entrou na parada, mas...

No dia 16 de março, "Old Town Road" entrou na parada country da Billboard, mas a faixa acabou sendo retirada pouco tempo depois por "não ser country o suficiente". Questionado sobre o episódio, Lil Nas X disse que a canção deve ter "sido muito diferente para eles".

O autor da batida, YoungKio, foi menos compreensivo. "Eu fiquei louco. Se ela não tivesse saído da parada, ela teria chegado em primeiro lugar", completou.

Enquanto a parada não reconhecia "Old Town Road" como country, o astro do gênero, Billy Ray Cyrus, embarcou no trem de Lil Nas X.

"Estava tomando café da manhã e a gravadora me ligou para eu ouvir. Eu literalmente fiquei em pé na minha cadeira. 'Caramba, eu amo isso. Esse cara é original'", disse o músico.

Agora sim...

Depois de dominar a internet como meme, "Old Town Road" teve seu devido reconhecimento na Billboard, agora na lista principal, a Hot 100. A canção chegou a topo no dia 13 de abril.

"É uma batida que fiz no meu quarto. Agora o mundo inteiro está ouvindo", celebrou YoungKio.

"Essa é a música da minha vida. Isso não foi um acidente", sintetizou Lil Nas X, que deve liberar mais um clipe de "Old Town Road" nesta semana.