Topo

Afinal, Elsa é lésbica em "Frozen"?

Elsa, Anna e Kristoff em cena de "Frozen 2" - Reprodução
Elsa, Anna e Kristoff em cena de "Frozen 2" Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

12/05/2019 16h48

A sexualidade de uma personagem da Disney voltou a ser debatida no final de semana após um vídeo da ministra Damares Alves -- no qual ela diz que Elsa de "Frozen" terminou o filme sozinha por ser lésbica -- ser resgatado e viralizar.

A diretora da animação da Disney já falou sobre o tema e muitos fãs estão esperançosos que a sequência da saga, que chega aos cinemas em novembro, mostre Elsa com uma namorada.

Mas a dúvida ainda persiste: Elsa é ou não é gay?

Campanhas na internet e apoio da diretora

"Frozen" foi lançado em 2013 e imediatamente virou um sucesso de bilheteria e uma marca forte para a Disney. Porém, um aspecto inédito chamou a atenção no projeto: a possibilidade de ter a primeira rainha gay da empresa do Mickey.

Fãs criaram petições pela internet enquanto outros subiram a #GiveElsaAGirlfriend (dê a Elsa uma namorada, em tradução livre) para dar força para a ideia. Inclusive, o hit "Let It Go", que faz parte da trilha sonora da animação, virou um hino na comunidade LGBTQ por celebrar a liberdade.

A codiretora e roteirista do filme, Jennifer Lee, disse em entrevista ao Huffington Post em 2018 que apoia as iniciativas dos fãs.

"Eu amo tudo o que as pessoas estão dizendo e pensando sobre o nosso filme - que está criando um diálogo, mostrando que Elsa é uma personagem maravilhosa que fala para tantas pessoas. Significa o mundo para nós que fazemos parte dessas conversas".

Alexis Isabel Moncada, que criou a #GiveElsaAGirlfriend, apontou que seria "icônico" para a Disney apresentar um relacionamento gay da protagonista.

"A indústria do entretenimento nos deu garotas que se apaixonaram por feras, ogros que se apaixonam por humanos e até mulheres adultas que amam abelhas", escreveu a jovem em artigo para a MTV. "Mas nunca conseguimos ver a pureza em um relacionamento gay".

Namorada de Elsa?

A sequência de "Frozen" chega aos cinemas cinco anos depois, mas, desde que Evan Rachel Wood entrou para a equipe de dublagem, rumores de Hollywood indicam que Elsa finalmente terá uma namorada.

A questão ficou ainda mais forte quando o site Revenge of the Fans garantiu, após ouvir fontes confiáveis, de que a Disney realmente vai revelar que a rainha Elsa é gay no próximo capítulo da franquia.

Já temos o primeiro trailer de "Frozen 2", mas há mais mistérios do que revelações. O roteiro ainda é uma incógnita, porém uma personagem inédita chamou a atenção e a especulação é que ela possa ser a paixão da rainha.

Por enquanto, não é possível saber se Elsa é realmente lésbica em "Frozen", já que a Disney não confirmou a informação. A rainha é uma personagem diferente do que estamos acostumados a ver nos contos de fadas e quebrou padrões dentro da universo da animação por não precisar ter um príncipe/rei ao seu lado.

Por isso, seria a oportunidade perfeita para a Disney introduzir uma personagem gay pela primeira vez em seus filmes.

Trailer de "Frozen 2"

UOL Entretenimento