Topo

Como o que rola em "Capitão América: Guerra Civil" afeta "Vingadores: Ultimato"

Falcão, Homem-Formiga, Gavião Arqueiro, Capitão América, Feiticeira Escarlate e Soldado Invernal em "Capitão América: Guerra Civil" - Divulgação
Falcão, Homem-Formiga, Gavião Arqueiro, Capitão América, Feiticeira Escarlate e Soldado Invernal em "Capitão América: Guerra Civil"
Imagem: Divulgação

Lello Lopes

Do UOL, em São Paulo

06/05/2019 04h00

ATENÇÃO: ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE "VINGADORES: ULTIMATO" E "CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL"

"Vingadores: Ultimato" começa no momento em que Thanos estala os dedos e faz metade de todos os seres vivos do universo virarem pó. É seguro dizer que o triunfo do vilão em "Vingadores: Guerra Infinita" só foi possível graças aos acontecimentos de "Capitão América: Guerra Civil", que a Globo exibe hoje às 22h19 na Tela Quente.

Os três filmes foram dirigidos pelos irmãos Anthony e Joe Russo. Saiba então como "Capitão América: Guerra Civil" afeta (e, de certa forma, é resolvido por) "Vingadores: Ultimato".

Veja cena dos bastidores de "Vingadores: Ultimato"

UOL Entretenimento

Capitão América x Homem de Ferro

Capitão América e Homem de Ferro - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O que aconteceu: Os dois heróis já tinham trocado algumas alfinetadas, mas a relação foi para o espaço em "Guerra Civil". Homem de Ferro e Capitão América divergem sobre o controle de uma agência governamental sobre os heróis. Os dois formam grupos que acabam se enfrentando em uma grande batalha no aeroporto de Berlim. Para piorar, o Homem de Ferro descobre que a morte dos seus pais nos anos 90 foi um trabalho do Soldado Invernal. E que o Capitão América, que sabia da autoria, não contou nada.

Como afeta "Ultimato": Os Vingadores foram divididos por essa briga, tanto que não estão juntos para enfrentar Thanos em "Vingadores: Guerra Infinita". Homem de Ferro e Capitão América se reencontram logo no início de "Ultimato" e discutem novamente. Isso faz com que Tony Stark se afaste do grupo por cinco anos, tempo que poderia ter usado para reverter a situação.

Homem-Formiga

Homem-Formiga - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O que aconteceu: Na Batalha de Berlim, o Homem-Formiga é o maior (literalmente) reforço do time do Capitão América. Ele, que já havia enfrentado o Falção, conhece os outros Vingadores, mas no final do filme acaba sendo obrigado a cumprir uma pena de prisão domiciliar.

Como afeta "Ultimato": O Homem-Formiga é fundamental para o plano dos Vingadores. O fato de estar em prisão domiciliar o impede de participar da luta contra Thanos em "Guerra Infinita". Assim, ele acaba dentro do Reino Quântico no momento do estalar de dedos. Quando finalmente consegue deixar o local, Scott Lang vai ao quartel-general dos heróis e se apresenta falando justamente da Batalha de Berlim. É o início do caminho que levará à viagem no tempo.

Homem-Aranha

Homem-Aranha - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O que aconteceu: O Homem-Aranha é a surpresa do Homem de Ferro na Batalha de Berlim. O filme mostra o começo da ligação entre mestre e pupilo.

Como afeta "Ultimato": A ligação entre Homem de Ferro e Homem-Aranha é fortíssima. Tony Stark se sente responsável pela morte de Peter Parker. A possibilidade de reverter isso impulsiona o playboy a deixar o ranço de lado para ajudar os Vingadores a voltar no tempo.

Gavião Arqueiro

Gavião Arqueiro - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O que aconteceu: Por ajudar o Capitão América, o Gavião Arqueiro também recebe uma pena de prisão domiciliar.

Como afeta "Ultimato": Por estar em casa, o herói é o único que vê de perto a sua família sumir por causa de Thanos. Nos anos seguintes ele vira o justiceiro Ronin, que mata sem piedade. Essa vida dupla gera um dilema moral que o faz tentar se sacrificar para pegar a Joia da Alma em Vormir.