Topo

Jared Leto conta como filmou seu novo documentário em um único dia

O ator e músico Jared Leto - Reprodução
O ator e músico Jared Leto Imagem: Reprodução

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

02/05/2019 09h21

Jared Leto tem um novo projeto atrás das câmeras. O ator e cantor conversou com um podcast da revista "Variety" sobre o documentário "A Day in the Life of America", que foi gravado em um único dia: 4 de julho de 2018, o dia da independência norte-americana. O filme ainda não tem previsão de estreia comercial.

Leto enviou 92 equipes de filmagem ao redor dos EUA, e registrou como os americanos comemoraram um dos feriados mais significativos do ano. A ideia era "fazer um retrato dos Estados Unidos neste momento, em que eu acho que é importante que olhemos para nós mesmos um pouco", segundo o próprio Leto.

O produto final inclui cenas de uma mulher que entrou em trabalho de parto no dia 4 de julho, de um casal gay que celebrou o feriado em uma pista de patinação, e até mesmo de membros da KKK (Ku Klux Klan, uma organização racista dos EUA) em uma comemoração da independência.

Leto não poderia estar em todas as 92 locações do documentário ao mesmo tempo para filmar as cenas necessárias, é claro, mas foi ele quem juntou o material capturado e editou-o na forma de um filme.

"No dia, eu estava em um helicóptero em Los Angeles, filmando os fogos de artifício. Tinha um pessoal em Nova York, voando ao redor da Estátua da Liberdade. Nós conseguimos capturar esta enorme comoção que forma o clímax do filme, quando o país inteiro está celebrando", definiu o diretor.

Leto ainda disse que o novo documentário pode ser o primeiro de uma franquia. "Eu adoraria fazer a mesma coisa com um dia na China, na Rússia, na Índia. Isso seria incrível", comentou.