Topo

Harrison Ford lamenta morte do intérprete de Chewbacca: "Eu o amava"

Peter Mayhew e Harrison Ford na pré-estreia de "Star Wars: O Despertar da Força", em 2015, o último filme da franquia que fizeram juntos - Mike Marsland/WireImage
Peter Mayhew e Harrison Ford na pré-estreia de "Star Wars: O Despertar da Força", em 2015, o último filme da franquia que fizeram juntos Imagem: Mike Marsland/WireImage

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

02/05/2019 22h10

Harrison Ford, o Han Solo de "Star Wars", lamentou hoje a morte do ator Peter Mayhew, intérprete original de Chewbacca, o seu melhor amigo em "Star Wars". O ator, que não tem redes sociais, falou sobre seu luto em um comunicado divulgado pelo "The Hollywood Reporter".

"Peter Mayhew era um homem bom, gentil, digno e de caráter nobre. Esses aspectos de sua própria personalidade, além de sua sagacidade e graça, ele trouxe também para Chewbacca. Fomos parceiros no cinema e na vida por mais de 30 anos e eu o amava. Ele investiu sua alma no personagem e trouxe grande alegria aos fãs de Star Wars", declarou Ford, o eterno Han Solo.

"Chewbacca foi parte importante do sucesso dos filmes que fizemos juntos. Ele sabia o quão importante os fãs da franquia eram para o seu sucesso e ele se dedicou a eles. Eu e outros milhões jamais esqueceremos Peter e o que ele nos proporcionou. Meus sinceros sentimentos à sua querida esposa Angie e aos seus filhos. Fique bem, meu querido amigo", finalizou o ator de 76 anos.

Peter Mayhew - Reprodução - Reprodução
Peter Mayhew (ao centro, como Chewbacca) entre Harrison Ford e Mark Hamill no primeiro "Star Wars", de 1977
Imagem: Reprodução

Fomos parceiros no cinema e na vida por mais de 30 anos e eu o amava Harrison Ford

Juntos, Harrison Ford e Peter Mayhew trabalharam no primeiro filme de "Star Wars", em 1977, e também em "Episódio V: O Império Contra-Ataca", em 1980, o "Episódio VI: O Retorno do Jedi", em 1983, e em "O Despertar da Força", em 2015.

O adeus a Chewbacca

Harrison Ford - Gerardo Mora/Getty Images for Disney - Gerardo Mora/Getty Images for Disney
Harrison Ford, Peter Mayhew e Mark Hamill na convenção de 40 anos de Star Wars, em 2017
Imagem: Gerardo Mora/Getty Images for Disney

Mark Hamill, o Luke Skywalker, e Joonas Suotamo, o atual intérprete de Chewbacca, também lamentaram a morte de Peter Mayhew. O ator morreu no dia 30, aos 74 anos, mas a família optou por divulgar a notícia apenas hoje.

"Ele era o mais gentil dos gigantes, um homem grande com um coração ainda maior que nunca falhou em me fazer sorrir e um amigo fiel que eu amei sinceramente. Sou grato às memórias que compartilhamos e sou um cara melhor apenas por tê-lo conhecido. Obrigado, Pete", escreveu Mark Hamill sobre o ator, que tinha 2,18 metros de altura.

Chewbacca e Han Solo - Zak Hussein/Corbis via Getty Images - Zak Hussein/Corbis via Getty Images
Peter Mayhew e Harrison Ford
Imagem: Zak Hussein/Corbis via Getty Images

Já Joonas Suotamo, o atual Chewbacca, lembrou da importância do apoio do intérprete original para que ele desenvolvesse o personagem. "A recepção calorosa de Peter quando eu fiz seu dublê em 'O Despertar da Força' significou muito para mim. Estudar o personagem que ele ajudou a criar era uma tarefa assustadora, mas a gentileza dele fez tudo ficar mais fácil."

Peter Mayhew foi o primeiro a interpretar o Chewbacca e participou de cinco episódios de "Star Wars": o "Episódio IV: Uma Nova Esperança", em 1977, o "Episódio V: O Império Contra-Ataca", em 1980, o "Episódio VI: O Retorno do Jedi", em 1983, o "Episódio III: A Vingança dos Sith", em 2005 e "O Despertar da Força", em 2015. A causa da morte não foi divulgada.