Topo

Três anos após lançamento, Beyoncé disponibiliza "Lemonade" para streaming

Imagem do livro "How to Make Lemonade" de Beyoncé - Divulgação
Imagem do livro "How to Make Lemonade" de Beyoncé Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

23/04/2019 09h24

O álbum "Lemonade", saudado pela crítica como a obra-prima de Beyoncé, completa três anos de lançamento hoje. A cantora decidiu comemorar finalmente disponibilizando o disco para streaming em todas as plataformas on-line, incluindo o Spotify.

"Lemonade" foi lançado originalmente apenas no Tidal, serviço de streaming administrado por Jay-Z, rapper e marido de Beyoncé. Duas semanas depois, uma versão física do disco chegou nas lojas.

No lançamento para as outras plataformas, Beyoncé incluiu a versão demo de uma das faixas mais famosas do disco, "Sorry". Com um clima mais melancólico, a música reflete o momento em que a cantora descobriu a traição do marido, e inclui novos versos.

Em um deles, a cantora afirma que "cometeria suicídio antes de deixar o marido vê-la chorando". "Eu e minha filha estaremos bem/ Teremos uma vida boa", diz depois, afirmando que vai deixar a casa da família.

Com "Lemonade", Beyoncé venceu os Grammys de melhor álbum de música urbana e melhor vídeo musical (por "Formation"). Apesar do lançamento limitado a uma única plataforma, o disco foi também o mais vendido do ano de 2016.

O álbum virou especial da HBO, que misturava clipes musicais para as faixas com outras referências artísticas e narrativas. Esta versão televisionada de "Lemonade" foi indicada a quatro Emmys, incluindo melhor especial de variedades.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado inicialmente, o álbum foi indicado a quatro Emmys, e não três. O conteúdo foi corrigido.