Topo

Criador do hino da Champions torce pra time nanico e prefere rúgbi

Shaun Botterill/Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

09/04/2019 04h00

O argentino Lionel Messi a definiu como um momento especial. O francês Zinedine Zidane usou a palavra "mágica" para descrevê-la. O português Cristiano Ronaldo não resiste e sempre canta seu refrão antes das partidas decisivas. Se existe uma canção capaz de provocar arrepios em jogadores e torcedores de futebol, este é o hino da Liga dos Campeões da Uefa.

Tony Britten - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O compositor britânico Tony Britten
Imagem: Arquivo pessoal

A música é mais que um tema a ser tocado antes dos jogos de uma das maiores competições de futebol do mundo. Ela se tornou um hino para os apaixonados pelo esporte. A proporção que a música tomou entre os fãs de futebol só não era imaginada por um cara: Tony Britten, compositor britânico que a escreveu.

Em 1992, a agência de marketing Team, responsável pela Uefa, procurou Tony para escrever a composição. "Naquela época, escrever um hino era só um dos tantos trabalhos que eu tinha que entregar naquele mês", disse o simpático maestro em troca de e-mails com o UOL.

Como nasceu o hino

Tony Britten já havia começado cedo na música - iniciou suas aulas de piano aos 9 anos - até sua formação na Royal College of Music de Londres. Quando recebeu o pedido para fazer o hino para a Uefa, ele foi instruído a compor algo que refletisse a alta qualidade do futebol que seria mostrado na competição. E foi aí que buscou inspiração na obra "Zadok the Priest", escrita por George Frideric Handel para a coroação do Rei George II em 1727.
a música tinha que refletir essa qualidade

"Ela tem uma afirmação de sucesso, força e grandiosidade", explicou o maestro. "Eu nunca imaginei que se tornaria algo tão grande. E eu duvido que qualquer pessoa da Uefa também imaginasse isso. E embora eu seja muito orgulhoso pelo hino, eu honestamente nem imaginei que ele seria tocado até hoje", disse sobre o tema, que é cantado em francês, inglês, alemão e espanhol.

Futebol? Nem tanto

Tony Britten escreveu uma das canções que mais emociona os fãs de futebol na atualidade. Mas ele mesmo não se interessa muito pelo esporte. Prefere rúgbi.

"Eu gosto de futebol, embora eu seja apaixonado por rúgbi. Eu curto muito os jogos da Liga dos Campeões porque eu tenho certeza de que o nível jogado será muito alto".

O retrospecto do seu time de infância, o Crystal Palace, certamente não ajuda na motivação para ver suas partidas. A melhor colocação do time na liga inglesa foi a terceira posição na temporada 1990-1991. A esperança de ver o clube disputando um torneio continental já não existe para o compositor. "Eu acho que nunca os verei jogando na Liga dos Campeões", brincou.

"Fui eu que escrevi isso"

Britten deixa claro que não imaginava que seu hino se tornasse um sucesso tão grandioso, mas nem por isso se sente menos orgulhoso por ele. O maestro explica inclusive uma declaração publicada no site FourFourTwo, onde teria dito que "aquele não era seu melhor trabalho".

"Essa frase foi publicada fora de contexto. Eu quis dizer que ao longo de uma carreira grande, o hino da Liga dos Campeões foi um dentro de tantos trabalhos. Eu fico muito orgulho", disse.

E são vários jogadores que já confessaram a emoção que sentem ao ouvir o tema na abertura dos jogos da competição. "Quando você entra e começa a tocar a hino, aquilo ali arrepia qualquer um", disse o zagueiro brasileiro Thiago Silva ao canal do YouTube da Uefa.

"Eu fico muito orgulhoso. Ao longo dos anos eu ouvi muitas coisas boas de jogadores e técnicos por causa desta música. Até hoje quando eu a ouço acabo me pegando de surpresa: 'Ei, fui eu que escrevi isso'".

Cante junto com os jogadores

Dois jogos abrem hoje as quartas de final da Champions: Tottenham x Manchester City e Liverpool x Porto. Quando os jogadores estiverem perfilados para ouvir o hino do campeonato, vocês pode cantar junto. Segue a letra:

"Ce sont les meilleures équipes
Sie sind die allerbesten Mannschaften
The main event

Die Meister
Die Besten
Les grandes équipes
The champions

Une grande réunion
Eine große sportliche Veranstaltung
The main event

Ils sont les meilleurs
Sie sind die Besten
These are the champions

Die Meister
Die Besten
Les grandes équipes
The champions"