Topo

Shows são paralisados no Lolla por conta do vento forte e raios em São Paulo

Felipe Branco Cruz, Leonardo Rodrigues e Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

06/04/2019 14h25

Todos os shows do Lollapalooza Brasil foram interrompidos temporariamente hoje, por volta das 14h20, por causa do mau tempo. Rashid, que estava no palco Budweiser, e Lany, no palco Adidas, tiveram que parar suas apresentações nos primeiros dez minutos. Após algum tempo com todas atividades do evento interrompidas, a organização do evento decidiu por instruir os fãs a deixarem o local. Muitos permaneceram abrigados nas estruturas do local na esperança de que as atrações sejam retomadas.

"Procurem saídas de emergência e sigam as orientações dos bombeiros e dos seguranças", anunciaram os sistemas de som do festival. Do lado de fora, os portões foram fechados e o público que estava chegando ao local foi impedido de entrar.

A organização do festival justificou que a interrupção fosse realizada pela segurança do público e das atrações em função dos ventos fortes e alguns raios que já caíram na região. Foi aconselhado também que ninguém ficasse próximo a grades e qualquer objeto metálico.

A previsão do tempo para o final de semana do Lollapalooza seria de forte calor intercalado com chuvas intensas. A paralisação acabou atrapalhando os artistas que se apresentavam na tarde de hoje, já que o público se dissipou.

Público começa a deixar autódromo após anúncio de evacuação

UOL Entretenimento

Imediatamente após o comunicado, a produção de cada palco cobriu os amplificadores e instrumentos dispostos no palco. No Palco Perry a situação foi a mesma, com a performance de Dubdogz e Vitor Kley sendo suspensa. Antes do show ser interrompido, a produção já tinha avisado outras duas vezes do perigo de ficar próximo ao palco. "Estamos com a possibilidade de chuva, raios e tempestade. Por favor, quando ela chegar, se abriguem e afastem das estruturas metálicas".

Rashid se apresentava quando o alerta de tempestade e raios paralisou o Lolla - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Rashid se apresentava quando o alerta de tempestade e raios paralisou o Lolla
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Em entrevista ao Multishow, Rashid lamentou: "O pessoal tá vendo sol em casa, mas tão caindo vários raios. Por segurança, eu entendo, mas o coração fica aos pedaços. Deu tempo de fazer a primeira e a segunda e saímos tipo: "Meu Deus, o que está acontecendo". Aí me chamaram e explicaram o que está acontecendo."

Portões fechados e cordão de isolamento

Além das instruções para os fãs que já estão no festival, a organização, como medida de segurança, também barrou temporariamente a entrada dos fãs que estavam chegando ao local. Os portões foram fechados e o público se aglomerou nos portões do autódromo.

Próximo ao palco, funcionários da organização fizeram um cordão de isolamento, dando as mãos, para evitar que o público se aproximasse.

Produção do Lollapalooza faz cordão de isolamento próximo ao palco  - Leonardo Rodrigues/UOL - Leonardo Rodrigues/UOL
Produção do Lollapalooza faz cordão de isolamento próximo ao palco
Imagem: Leonardo Rodrigues/UOL

Público

Nathalia Girardi, 23, ficou inconformada com a situação. A paulistana chegou às 9h da manhã na fila do Lolla para pegar grade para ver o show do Kings of Leon, headliner de hoje. Situação pior é a dos seus amigos Flavio Rocha, 35, e Ricardo Caramigi, 33, que saíram de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para acompanhar o festival.

Público aguarda o alerta de mau tempo no Lollapalooza - Felipe Branco Cruz/UOL - Felipe Branco Cruz/UOL
Público aguarda instruções após alertas de mau tempo no Lollapalooza
Imagem: Felipe Branco Cruz/UOL

O grupo e dezenas que acompanhavam a apresentação de Rashid na grade do Palco Budweiser deixaram a mochila para guardar lugar e migraram para a grama, conforme instrução da organização. "Moço, não quero perder meu lugar, mas pode perguntar o que quiser", disse Nathália para a reportagem, enquanto ficava de olho e em posição de largada caso a organização liberasse o retorno dos shows.

"Não entendemos por que mandaram a gente sair da frente (do palco), não ouvimos nenhum raio nem nada. Só teve vento, mas nem tão forte assim", completou Flavio, ainda buscando esclarecimentos.

O contador Caio Costa, 22. "Estavamos na grade, isso é um absurdo. Pagamos 500 reais e agora corremos o risco de na ver nada. Viemos pra ver Bring me the Horizon."

"Estou temendo. Eles deviam estar preparados para essa questão do tempo. Agora não temos informações e não temos ideia do que vai acontecer", diz a designer Isadora Secol, 23, que veio com o amigo Caio e também estava na grade.

Dubdogz e Vitor Kley

A expectativa era de que a participação especial do cantor Vitor Kley espantasse a chuva e trouxesse o sol para o show do duo de Deep House, Dubdogz, formado pelos irmãos gêmeos Marcos e Lucas Schmidt, no palco Perry, no Lollapalooza.

Mas não foi isso que aconteceu. A dupla começou a apresentação às 14h e só durou 20 minutos até ela ser interrompida por um aviso da produção.

"Estamos com uma previsão de tempestade terrível. Evacuem o local, tomem uma água e se afastem da estruturas metálicas. O show neste palco foi interrompido temporariamente", disse um aviso sonoro da produção. A apresentação do duo foi aberta com um vídeo do humorista Rafael Portugal, que ajudou a esquentar a plateia com coreografias com palmas de mãos e bracinhos para o alto.

Os irmãos subiram ao palco com uma versão de "Dog Days are Over", de Florence and the Machine, com cenas do clipe da cantora ao fundo e uma chuva de papel picado. Na plateia, apresentação contou com uma infinidade de gritinhos "uhuuuu" a cada música, numa mistura de pop e indie remixada pelos DJs, como "Farewell", de Rihanna, Like a G6", do Far East Movement, "Smells Lile Teen Spirit", do Nirvana e "Pumped Up Kicks", do Foster the People.

Quando o show foi finalmente encerrado, o público começou a gritar: "não vou embora. Não vou embora", sendo necessária uma nova intervenção da produção insistindo que todos deixasse as proximidades do palco.