Topo

Portugal. The Man abre espaço para protesto de índios antes de show no Lolla

Renata Nogueira e Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

05/04/2019 16h11

A banda americana Portugal. The Man abriu espaço para um grupo de índios fazer um protesto antes do show deles de hoje no Lollapalooza Brasil 2019, que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

"Os indígenas são 5% da população. Nós protegemos 82% da biodiversidade do mundo. Falam que é muita terra para pouco índio, mas é muito índio protegendo a vida. Nós, povos indígenas, estamos sendo perseguidos, estamos sendo assassinados e mortos. Nós estamos lutando pela vida", disse um dos líderes indígenas em cima do palco.

"O homem mais poderoso do mundo, no meio da floresta, sem nada, ele não vai ter sobrevivência. O poder da vida está na natureza. Salve o planeta", finalizou o líder indígena, sendo bastante aplaudido pelo público que já estava em peso no local.

O discurso foi bem recebido pelo público que já tomava o gramado em frente ao palco Onix, onde ainda tocam The 1975 e Sam Smith nessa sexta-feira, primeiro dia de festival.

Como foi o show

Portugal. The Man se apresenta no palco Onix no Lollapalooza - Camila Cara/Divulgação - Camila Cara/Divulgação
Portugal. The Man se apresenta no palco Onix no Lollapalooza
Imagem: Camila Cara/Divulgação

O Portugal. The Man começou com uma série de covers, passando por "For Whom The Bell Tolls", do Metallica, até uma versão pesada de "Another Brick in The Wall - Part 2", do Pink Floyd -- depois ainda viriam Black Sabbath e Rolling Stones.

A galera que acompanhava o show do Scalene saiu correndo para vê-los tocar no Palco Onix e uma multidão se formou na frente, o primeiro bom público do festival.

O som do quinteto é calcado no rock alternativo, mas se ouviu de tudo no sistema de som do Onix e muito virtuosismo, que tomou a apresentação por bons minutos -- o telão do show até brincou com isso e chegou a explicar que "não há computadores, apenas instrumentos ao vivo'.

Entre coros afinados de soul ao peso do stoner, os americanos fizeram o público dançar com o baixo marcado de "Live in the Moment", mas o melhor momento viria na conclusão.

O grupo deixou para a última música "Feel It Still", maior hit do grupo e que fechou a apresentação. Espalhados pelo morro do Autódromo de Interlagos ou na beira do palco, os fãs pularam e fizeram coro antes de se despedir da banda.

O Portugal. The Man já havia tocado no Lollapalooza em 2014. A banda é baseada na cidade de Portland, no Oregon, mas seus integrantes nasceram na distante e pequenina Wasilla, no Alaska.