Topo

Felipe Neto rebate deputado do PSL que o acusou de incitar massacre em Suzano

O youtuber Felipe Neto - Reprodução
O youtuber Felipe Neto Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

31/03/2019 16h22

Felipe Neto usou o Twitter para rebater o Deputado Federal Carlos Jordy (PSL), que o acusou de incitar em um de seus vídeos o massacre ocorrido em Suzano. O youtuber apontou que o político cometeu calúnia e que ele vai responder criminalmente. "Vou me informar com a equipe jurídica sobre como faremos. Mas esse aí não vai sair impune. Pode levar o tempo que for, vai responder."

A briga começou no sábado, quando o Jordy escreveu na mesma rede social. "Quando digo que pais não devem deixar os filhos assistirem aos vídeos do Felipe Neto, não é brincadeira. Em 2016, ele fez vídeo ensinando a entrarem em sites da deepweb. Agora descobriram que os assassinos de Suzano pegaram informações para o massacre num dos sites após assistirem ao vídeo".

Felipe respondeu sobre a declaração. "Um Deputado Federal vindo a público cometer crime de calúnia. 1) Ele não sabe o que é deep web e nunca ensinei nada disso; 2) A mentira de que os terroristas conheceram os chans por minha causa foi armada pelos próprios chans; 3) Vai responder criminalmente."

Expondo os chans

Em 2016, Felipe Neto gravou um vídeo para denunciar os chans, uma espécie de fóruns em que usuários podem postar de forma anônima sobre assuntos como pornografia, pedofilia, machismo e nazismo.

Na mesma época, o "Profissão Repórter", da Rede Globo, já tinha feito uma reportagem sobre o assunto, mostrando com detalhes como acessar ao conteúdo e o que acontecia nesses sites.

O youtuber afirmou, em seu vídeo, que várias notícias mentirosas sobre ele poderiam aparecer como represália dos chans, justamente porque ele estava criticando os fóruns.

"Já naquela época, os frequentadores dos chans ficaram lívidos de ódio. Eu recebi centenas de ameaças de morte, minha família também. Eu quebrei um dos chans de maneira tão forte que eles decidiram ir para DeepWeb para fugir da atenção que eu tinha dado para o que eles tramavam", escreveu Neto hoje no Twitter.

Ele acrescentou. "Então eles bolaram um plano, que foi monitorado pela minha equipe. Eles iriam convencer youtubers de direita a dizerem que eu havia enviado crianças para um antro de pedofilia da DeepWeb. Mentira. Ainda assim, alguns youtubers compraram o discurso e fizeram vídeos dizendo isso."

Segundo Felipe Neto, os usuários desses fóruns são monitorados diariamente pela sua equipe. Após o incidente em Suzano, vazou a informação que os terroristas frequentavam um dos chans que já tinha migrado para a DeepWeb.

"Os channers [usuários dos chans] começaram a tramar para criar a mentira de que os terroristas de Suzano haviam conhecido os chans pela minha denúncia. E começaram a mandar isso para aqueles mesmos youtubers de direita, que de novo compraram a mentira", analisou o youtuber.

"Meu vídeo nunca ensinou a entrar na DeepWeb. Além disso, a Rede Globo já havia exposto os chans antes de mim e para milhões e milhões de pessoas. Não há qualquer prova de que os terroristas conheceram chans por minha causa. Zero. Nenhuma", finalizou.