Topo

Algoritmo com inteligência artificial lançará 20 álbuns pela Warner em 2019

Startup Endel usa algoritmo para criar música - Reproduçaõ
Startup Endel usa algoritmo para criar música Imagem: Reproduçaõ

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

23/03/2019 11h47

O time de músicos da Warner Music Group, que já conta com Ed Sheeran, Madonna e Coldplay, ganhou um novo integrante: um algoritmo. E esse amontoado de códigos tem um contrato que prevê o lançamento de 20 álbuns em 2019.

Se você é daqueles que têm medo dos robôs dominarem o planeta, pode ficar atento, pois o algoritmo contratado pela Warner é capaz de usar inteligência artificial para criar músicas do zero de acordo com seu humor ou para aumentar sua produtividade.

A criadora do código é a startup Endel, que já lançou cinco álbuns em 2018, todos relacionados com temas de relaxamento e redução de ansiedade. "Clear Night", "Rainy Night", "Cloudy Afternoon", "Cloudy Night" e "Foggy Morning" já estão disponíveis em plataformas como Apple Music e Spotify.

"Queremos entende ro contexto do seu dia e ajustar todo o ambiente em volta de você", explicou Oleg Stavitsky, CEO da Endel, ao site da Rolling Stone americana. O algoritmo usa todos os dados do usuário para criar suas composições, como localidade, clima e até a frequência cardíaca.

"A Warner nos abordou. Ficamos um pouco hesitantes no começo porque vai um pouco contra o que queríamos. Nossa ideia é fazer sons em tempo real e que se adaptem ao ambiente. Mas não poderíamos também fazer álbuns?", afirmou o designer Dmitry Evgrafov.

Os próximos 15 discos serão baseados em usuários que querem relaxar e buscar foco durante estudos ou trabalho. Segundo Dmitriy, tudo isso será feito "apenas apertando um botão".