Topo

Google Doodle usa inteligência artificial e internauta vira compositor de Bach

Doodle de Bach no Google - Reprodução
Doodle de Bach no Google Imagem: Reprodução

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

21/03/2019 09h33

O Google homenageia hoje o compositor clássico Johann Sebastian Bach em seu "doodle" - ferramenta que aparece no topo da página de buscas e que geralmente traz jogos ou vídeos ao invés da marca original. E o curioso é que o internauta pode brincar de ser compositor, ao estilo de Bach. Mais que permitir aos internautas comporem suas músicas, o doodle apresenta também a primeira vez em que inteligência artificial foi usada em sua produção.

Comemorando o 334º aniversário do nascimento de Bach, inteligência artificial foi usada para analisar 306 composições dele, reconhecendo os padrões de suas músicas.

O doodle explica como ele fazia suas melodias e harmonias, na introdução. Depois, abre espaço para o internauta selecionar as notas de sua composição, baseadas em uma escala. Escolhida a melodia, a ferramenta adiciona as outras notas e apresenta a canção harmonizada.

Segundo o jornal espanhol "La Vanguardia", há ainda um easter egg. Uma combinação secreta de notas faz com que a harmonia soe como um rock dos anos 80.