Topo

Com apelo na diversidade, bilheteria de cinema cresce e bate recorde

"Vingadores: Guerra Infinita" liderou a bilheteria de 2018 - Divulgação/Marvel
"Vingadores: Guerra Infinita" liderou a bilheteria de 2018 Imagem: Divulgação/Marvel

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

21/03/2019 10h45

Liderada por filmes de super-heróis como "Vingadores: Guerra Infinita", "Pantera Negra" e "Os Incríveis 2" e um apelo forte na diversidade, a bilheteria de cinemas cresceu no último ano e bateu recorde. De acordo com números da MPAA (Motion Picture Association of America), um crescimento forte nas vendas de ingressos nos Estados Unidos levaram a uma arrecadação global recorde de US$ 41,1 bilhões em 2018.

O número representa um crescimento de 1% em relação ao ano anterior, segundo foi divulgado pelo The Hollywood Reporter hoje.

A arrecadação nos EUA e Canadá foi a maior da história, com US$ 11,9 bilhões, um crescimento estrondoso de 7% em relação a 2017. No mercado internacional, por outro lado, houve queda de 1%.

É possível observar um aumento na diversidade não só na tela - em filmes como "Pantera Negra" - mas no público. "Vingadores: Guerra Infinita", "Pantera Negra" e "Os Incríveis 2" tiveram menos de 50% de caucasianos como audiência nos EUA. No caso de "Pantera Negra", foram 35% de afro-americanos e 36% de caucasianos.

Entre os cinco filmes com maior audiência do ano, houve aumento na presença feminina, chegando a 49% do total do público.

"No Mercado dinâmico de hoje, as histórias chegam às audiências no cinema, em casa e no celular. Nossas companhias continuam distribuindo conteúdo como a audiência quer, e os números mostrados hoje mostram este", disse Charles Rivkin, presidente da MPAA.

Na idade, a maior parte do público nos EUA foi entre 25 a 39 anos, sendo que a proporção aumentou entre o público de 18 a 24.