Topo

O ator que, entre idas e vindas, apareceu em 4 filmes da Marvel e da DC

Djimon Hounsou como Korath em pôster de "Capitã Marvel" - Divulgação
Djimon Hounsou como Korath em pôster de "Capitã Marvel" Imagem: Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

17/03/2019 04h00

Marvel ou DC? Os termos muitas vezes são colocados em disputa, por fãs que querem provar que uma das empresas é melhor do que a outra. O ator Djimon Hounsou trocou o "ou" pelo "e" e chamou a atenção por um detalhe: ele aparece em quatro filmes nos últimos anos, indo e vindo de uma franquia à outra.

Hounsou vai chegar às telonas mais uma vez no próximo dia 4 de abril. Ele é uma das estrelas de "Shazam!", novo filme da DC, que traz Zachary Levi no papel principal.

Antes disso, ele esteve em "Capitã Marvel", que estreou no começo do mês, "Aquaman", em 2018 pela DC, e "Guardiões da Galáxia", da Marvel, de 2014.

Não há registro de um ator que tenha pulado tanto de galho em galho entre as empresas. E também há o detalhe especial de que Djimon também se torna o único ator nos dois filmes envolvendo o nome Capitão/Capitã Marvel, já que Shazam era chamado de Capitão Marvel antes da troca de nome para o atual.

Djimon em Aquaman - Reprodução - Reprodução
Djimon em Aquaman
Imagem: Reprodução

Os personagens anteriores

E não pense que Djimon está fazendo só figuração aqui e ali. Ele foi convocado para um papel de destaque em "Shazam!". O ator nascido em Benin e hoje com 54 anos viverá o Mago Shazam, que nos quadrinhos é responsável por dar poderes a Billy Batson.

Antes disso, no início de sua jornada no mundo dos super-heróis, ele viveu Korath em "Guardiões da Galáxia". Sua estreia foi como um dos aliados de Ronan, um subordinado do vilão que viaja para recuperar o orbe roubado pelo Senhor das Estrelas.

O ator Djimon Hounsou - Slaven Vlasic/Getty Images - Slaven Vlasic/Getty Images
O ator Djimon Hounsou sem suas fantasias, maquiagens e efeitos especiais
Imagem: Slaven Vlasic/Getty Images

Korath acabou chamando a atenção e é lembrado por mandar um "Quem?" na primeira vez que o personagem de Chris Pratt se anuncia como Senhor das Estrelas.

Em "Aquaman" Djimon Hounsou vive Ricou, o Fisherman King, que é até difícil de reconhecer, já que é um personagem com muita presença de efeitos visuais.

Já "Capitã Marvel" conta com o ator de Benin novamente como Korath. Mas há um detalhe interessante. A versão do personagem é bem mais jovem do que a primeira, em "Guardiões". No filme lançado neste mês, ele é um soldado de elite dos Kree.

Seja na Marvel, seja na DC, o ator prova que tem talento para viver diversos personagens, a ponto de as empresas ignorarem o fato de ele já ter trabalhado para a "rival".

Fora das franquias de super-heróis, Djimon tem uma carreira nas telas desde 1990, com seus primeiros curtas. Ele já participou de filmes como "Gladiador", "Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida", "Velozes & Furiosos 7" e estará no novo "As Panteras".