Topo

Morre aos 81 anos Dick Dale, pai da surf music e autor de hit de "Pulp Fiction"

O guitarrista Dick Dale no Brasil, em 1997 - Leonardo Colosso/Folhapress
O guitarrista Dick Dale no Brasil, em 1997 Imagem: Leonardo Colosso/Folhapress

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

17/03/2019 19h29

Morreu aos 81 anos o guitarrista Dick Dale, considerado o pai da surf music. O músico morreu ontem à noite, confirmou o baixista Sam Bolle ao "The Guardian". A causa ainda não foi revelada.

Nascido Richard Anthony Monsour em Boston, nos Estados Unidos, o músico era conhecido como "king of surf guitar", nome que batizou seu segundo disco, lançado em 1963.

Dick Dale ficou conhecido por misturar as guitarras com a sonoridade do mar, inspirado pelo surfe do sul da Califórnia, para onde se mudou no final dos anos 50. Por lá, se apresentava para surfistas na praia, criando o gênero conhecido hoje como surf music.

Um de seus maiores sucessos é "Misirlou", de 1962. A adaptação de uma clássica canção grega ganhou ainda mais sucesso quando em 1994 Quentin Tarantino a usou na abertura do filme "Pulp Fiction", clássico do cinema.

Dick Dale era muito próximo de Leo Fender, fundador da fábrica de guitarras Fender. Ele ajudou o amigo a desenvolver o modelo Fender Stratocaster e o amplificador Fender 85. Por isso, também ficou conhecido como o pai do heavy metal por ter criado um forma de ampliar o som da guitarra.

Seu som inspirou grandes nomes da música como The Beach Boys, Jimi Hendrix, Eric Clapton, Eddie Van Halen e até mesmo Elvis Presley.

O guitarrista esteve no Brasil em 1997 para uma série de shows e chegou a dar uma entrevista à Folha de S.Paulo. "Não toco surf music, toco 'dick music"', disse Dale na época, destacando o fato de que a sua música embalava festas praianas por mera circunstância.