Topo

Whoopi Goldberg faz volta surpresa à TV e fala de doença: "Ainda não estou 100%"

Whoopi goldberg - 	Brad Barket/Getty Images
Whoopi goldberg Imagem: Brad Barket/Getty Images

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

14/03/2019 15h28

Whoopi Goldberg surpreendeu suas companheiras de bancada no talk show "The View" na tarde de hoje, aparecendo no estúdio do programa após uma prolongada ausência causada por problemas de saúde.

Em um vídeo enviado na semana passada ao "The View", Goldberg já havia detalhado sua luta contra a pneumonia, dizendo que quase morreu em decorrência da doença. A atriz e apresentadora tem 63 anos de idade.

"Esta é a primeira vez que eu saio de casa", comentou Goldberg ao aparecer no programa hoje. "Eu ainda não estou 100% recuperada, sei disso. Mas a única maneira de melhorar a situação é voltar aos poucos [para a minha vida], então estou começando agora".

"Eu ainda estou tossindo um pouco, é meu último sintoma", confessou ainda. Goldberg disse que vai voltar a aparecer no programa de forma mais regular durante a próxima semana, se preparando para o seu "retorno definitivo".

"Eu e a morte ficamos pertinho uma da outra", brincou ainda. "No começo, você acha que é só um resfriado e acha que pode lidar com isso. Você já se recuperou disso antes, com facilidade, então o que vai ser diferente agora? Bom, às vezes é muito diferente".

"A minha história é um aviso a todos nós. Você precisa se cuidar melhor. Há coisinhas pequenas por aí que podem matar você, coisas em que você nunca pensaria", completou.

"O momento mais assustador foi quando um médico me olhou e disse: 'Você sabe o quão perto da morte esteve? Eu preciso que você tenha muita clareza em relação a isso'. Meu sistema imunológico ainda está fragilizado", contou Goldberg.

A atriz ainda encontrou tempo para dar sua opinião sobre o sistema de saúde dos EUA, dizendo que os seguros pagos pelos americanos não pensam no melhor para os seus pacientes.

"Uma coisa que eu descobri é que os seguros não fazem muito por você", comentou. "As pessoas que estão dizendo 'não cobrimos isso' não são os médicos, e sim pessoas olhando para algoritmos".

"Eu fiquei pensando: 'Eu estou pagando o convênio há 60 anos, e agora não posso usar?'. Eu sinto que, se você está pagando algo assim, o dinheiro deveria acumular até você precisar", opinou ainda.