Topo

"Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez, vai virar série na Netflix

O escritor Gabriel García Márquez  - Colita/Corbis
O escritor Gabriel García Márquez Imagem: Colita/Corbis

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

06/03/2019 10h59

A obra mais famosa do escritor colombiano Gabriel García Márquez, "Cem Anos de Solidão", será adaptada em formato de série de TV pela Netflix. O serviço de streaming confirmou hoje a notícia para o "The New York Times".

Será a primeira vez que o clássico literário, lançado em 1967, vai ser transportado para a tela. Segundo o filho do novelista, Rodrigo García, não foi por falta de tentativas anteriores que "Cem Anos de Solidão" nunca foi adaptado.

García diz que seu pai receava que sua obra não seria bem traduzida para um único filme, ou mesmo dois. O novelista ainda exigia que a adaptação fosse feita na língua espanhola, de forma que várias propostas de Hollywood foram rejeitadas.

"Nos últimos três ou quatro anos, o nível de prestígio e sucesso das séries e minisséries cresceu muito", comentou García. "A Netflix esteve entre as primeiras a provarem que as pessoas estão dispostas a assistir séries produzidas em línguas estrangeiras, com legendas".

"Cem Anos de Solidão" acompanha um século da vida da família Buendía, cujo patriarca fundou a cidade fictícia de Macondo, na Colômbia. Considerado uma das grandes obras-primas da literatura latino-americana, o livro já vendeu mais de 50 milhões de cópias e foi traduzido para 46 linguagens.

Contratações de roteiristas, diretores e atores ainda não foram feitas, mas o vice-presidente de originais em espanhol da Netflix, Francisco Ramos, garante que a série será feita pelos "maiores talentos da dramaturgia latino-americana".

A plataforma liberou um breve teaser anunciando o projeto: