Topo

Doug Sandom, baterista original do The Who, morre aos 89 anos

Doug Sandom, baterista original do The Who - Reprodução
Doug Sandom, baterista original do The Who Imagem: Reprodução

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

28/02/2019 21h13

Doug Sandom, baterista da formação original do The Who, morreu aos 89 anos, informou o grupo nas redes sociais sem revelar a causa do óbito. "Pedreiro de profissão, Doug foi um excelente baterista, mas foi considerado pela nossa primeira gravadora velho demais para nós", escreveu o guitarrista Pete Townshend no site da banda.

Nascido em Greenford, região metropolitana de Londres, Dansom, que de fato trabalhava como pedreiro, foi o segundo baterista do The Detours, banda que precedeu o The Who, e o primeiro do grupo já com o nome alterado.

Ele integrou a banda entre 1962 e 1964, antes da gravação dos primeiros discos, sendo substituído pelo lendário Keith Moon (1946-1978), que se tonaria um dos bateristas mais populares do rock.

The Who com Doug Sandom (segundo da esquerda para a direita) - Reprodução - Reprodução
The Who com Doug Sandom (segundo da esquerda para a direita)
Imagem: Reprodução

Na época, Sandom era um músico semiprofissional e começou a ter conflitos com Pete Townshend, o vocalista Roger Daltrey e o baixista John Entwistle principalmente devido a sua idade. Ele já tinha mais de 30 anos e era casado, enquanto os demais integrantes estavam do fim da adolescência.

Segundo a biografia de Pete Townshend, o baterista foi demitido do The Who após uma audição na Fontana Records, quando a banda não foi contratada e o produtor da gravadora revelou não ter gostado da bateria de Sandom. O motivo da recusa, no entanto, tinha a ver com a idade do músico.

"Era sua idade e sua sabedoria que o tornaram importante para mim. Ele nunca zombou de minhas aspirações da maneira que alguns de meus colegas costumavam fazer (às vezes eu era um pouco egoísta). Ele me encorajou (...) Doug levou um tempo para me perdoar, mas no final, e apesar de não ver muito dele, continuamos amigos", postou Townshend.