Topo

A melhor piada do Oscar estava escondida no discurso de um dos apresentadores

O comediante Trevor Noah no tapete vermelho do Oscar 2019 - Reprodução/Twitter
O comediante Trevor Noah no tapete vermelho do Oscar 2019 Imagem: Reprodução/Twitter

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

26/02/2019 09h08

Sem um anfitrião principal, o Oscar 2019 teve vários momentos memoráveis entregues por seus apresentadores de categoria. Uma das melhores piadas da noite, no entanto, estava tão escondida no discurso de um deles que passou despercebida por (quase) todo mundo.

A não ser que você seja fluente em Xhosa, uma linguagem sul-africana, a brincadeira feita pelo comediante Trevor Noah ao apresentar "Pantera Negra" como um dos indicados a melhor filme provavelmente não teve nenhum efeito em você.

Noah estava tirando sarro das pessoas que acham que Wakanda, o país africano ficcional onde o filme da Marvel se passa, é um lugar de verdade. "Crescendo em Wakanda, eu via T'Challa [o Pantera Negra] voando pelos céus da minha vila", disse.

"Ele sempre me lembrava de uma frase em Xhosa: ‘Abelungu abazi uba ndiyaxoka’. Isso significa: 'Em tempos como estes, somos mais fortes quando lutamos juntos do que quando lutamos separados'", continuou.

Acontece que a citação em Xhosa não pode ser traduzida desta forma. Ao invés disso, ela significa: "As pessoas brancas não sabem que eu estou mentindo".

A plateia do Dolby Theatre, em Los Angeles, onde aconteceu o Oscar, obviamente não entendeu a piada (embora não saibamos como Charlize Theron, outra sul-africana famosa que estava presente na cerimônia, reagiu). No Twitter, no entanto, os internautas logo pegaram a brincadeira.

"Eu acho que Trevor Noah acabou de fazer uma das pegadinhas mais lendárias da história do Oscar. Só o pessoal que fala Xhosa vai entender... bem pensado!", escreveu um usuário.

"Honestamente, nós precisávamos desta piada. Obrigada. 'Trollando' os 'abelangu' [pessoas brancas] em seu próprio solo", brincou outra.

"Trevor Noah realmente esteve em um palco internacional e contou uma piada que só sul-africanos entenderiam. Eu conheço um GOAT ['greatest of all time', ou 'melhor de todos os tempos'] quando vejo um", resumiu outro.