Topo

Shakira pede que fronteira da Venezuela seja aberta para ajuda humanitária

A cantora colombiana Shakira - Reprodução
A cantora colombiana Shakira Imagem: Reprodução

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

23/02/2019 15h12

Shakira divulgou vídeo em suas redes sociais no qual faz apelo para que as fronteiras da Venezuela com a Colômbia e o Brasil sejam abertas imediatamente. A cantora colombiana salienta ainda que "não se pode permitir que interesses de uma elite política sejam privilegiados frente à necessidade das pessoas".

"Temos que exigir que todas as fronteiras sejam abertas para que essa ajuda humanitária na qual o povo venezuelano tanto necessita neste momento. Temos que arrecadar fundos, alimentos e medicamentos para as mães e os filhos, que estão vivendo em condições precárias", pediu Shakira. "O povo venezuelano está sofrendo o momento mais crítico de sua história", completou.

Ao todo, dez caminhões, em meio a buzinas e gritos de manifestantes, seguem em direção à ponte de Tienditas, que separa os dois países. Trata-se de um gesto simbólico importante: caso o presidente venezuelano Nicolás Maduro não autorize a entrada dos veículos, eles ficarão atravessados na ponte.

Duas camionetes também partiram de Roraima levando alimentos e remédios e estão agora próximos à barreira venezuelana. A fronteira entre Brasil e Venezuela também está fechada desde quinta-feira (21).

"Venezuela Aid Live"

Nesta sexta-feira, vários artistas internacionais já haviam participado do show denominado "Venezuela Aid Live" na cidade colombiana de Cúcuta. O cantor Maluma foi um dos artistas que participaram dessa apresentação.

O festival tem como objetivo arrecadar doações para enviar à Venezuela, mas não há muitos detalhes sobre como isso será feito.