Topo

Banda Eluveitie cancela shows de turnê brasileira e "chá no camarim" vira meme

A banda suíça Eluveitie  - Reprodução/Facebook
A banda suíça Eluveitie Imagem: Reprodução/Facebook

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

18/02/2019 12h21

A turnê brasileira da banda de folk metal Eluveitie pelo Brasil acabou em datas canceladas, trocas de acusação e, o mais surpreendente, memes. Depois de tocar em São Paulo na sexta-feira, o grupo suíço anunciou que não se apresentaria em Belo Horizonte (16), Brasília (17) e Curitiba (19), em desavenças com os produtores, e o caso ganhou as redes sociais com trocas de comunicados entre as partes para tentar explicar o ocorrido e muitas críticas à banda, ainda que boa parte em forma bem-humorada, principalmente por uma suposta exigência de chá no camarim, que não teria sido atendida.

O Eluveitie, fundado em 2002 e já com sete álbuns de estúdio lançados, ficou famoso por sua mistura de folk metal com death metal melódico - um combo de melodias bonitas, trechos mais agressivos e instrumentos peculiares, como flautas, violinos e gaitas de fole. 

Troca de acusações

O problema começou no anúncio na noite de sábado, dia do show na capital mineira, por parte da banda, de que o show estava cancelado. "Com muito pesar, informamos que nosso show que aconteceria hoje no Mister Rock está cancelado por razões além de nosso controle. Estamos muito tristes com a situação e tentamos de tudo para que esse show acontecesse, mas, por conta de problemas técnicos da casa e razões de segurança, foi simplesmente impossível", publicou o grupo no Facebook (leia aqui), ainda sem esmiuçar os motivos do cancelamento.

Mais tarde, a produtora EV7 Live deu sua versão dos fatos, que foi quando surgiu o tema "chá". Em sua nota, a produtora elencou três fatos para os cancelamentos e os respondeu, já negando culpa: problemas no camarim, desacordo referente à iluminação e não recebimento de uma parcela do cachê.

"A banda é mesquinha. Apenas para citar um exemplo do estrelismo descabido, ontem recebemos a 'ameaça' da possibilidade dos shows serem cancelados pela ausência no camarim de - pasmem! - chá", diz o comunicado (leia a nota completa aqui).

Também em um longo comunicado, em português, a banda suíça retrucou as acusações de estrelismo e de não se esforçar para a apresentação acontecer. E citou a exigência de chá:

"O show em Belo Horizonte foi cancelado ao contrário do que a gente queria! E não havia problema algum com o local (Mister Rock está perfeitamente bem). O promotor simplesmente se recusou a entregar vários equipamentos técnicos básicos para realizar um show (e nós não estamos falando da 'porra' do chá aqui!)", defendeu-se a banda. "Vocês realmente acreditam que sofreríamos a perda financeira desastrosa que estamos enfrentando agora, só porque achamos que um local não é 'bom o suficiente' ou devido a outras razões estúpidas de 'rock star'?". Leia o comunicado completo aqui.

A produtora prometeu reembolsar os valores a todos que haviam comprado antecipadamente os ingressos para os shows da banda. Já o Eluveitie prometeu trabalhar para fazer pelo menos mais um show no Brasil antes de deixar o país - mas não informou em qual cidade.

Na rede, os memes

Os produtores de memes nas redes sociais é que foram à forra com o caso. Diversos posts foram produzidos brincando com o cancelamento, quase todos se referindo à suposta exigência por chá, o que foi negado por parte do Eluveitie. Veja alguns: