Topo

Maestro João Carlos Martins anuncia aposentadoria e cirurgia para cortar nervos da mão

O maestro João Carlos Martins no "Fantástico" - Reprodução/TV Globo
O maestro João Carlos Martins no "Fantástico" Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

17/02/2019 23h26

O maestro João Carlos Martins, de 78 anos, anunciou sua aposentadoria na edição de hoje do "Fantástico". O músico, que tem dificuldades para tocar piano após perder movimentos dos dedos, revelou que fará uma cirurgia para cortar nervos da mão esquerda, impossibilitando-o de exercer a arte que o consagrou.

"Fiz a cirurgia na mão direita, cortou o nervo. Só posso usar o polegar a às vezes esse dedo [indicador]. Na mão esquerda, esses três dedos são totalmente fechados, mas a dor foi tão grande que, finalmente, acertamos com os médicos para cortar o nervo. E eu me despeço", afirmou João Carlos Martins no programa da Globo.

João Carlos Martins teve três dedos atrofiados em uma partida de futebol. Uma pancada durante um assalto rompeu a ligação entre seu cérebro e sua mão direita. Os dois acontecimentos provocaram sequelas que fazem o maestro não esconder o sofrimento para dedilhar no piano.

Ele se apresentou pela última vez, no mesmo programa, interpretando ""Eu Sei Que Vou Te Amar", composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, ao lado da cantora Anitta.

"Vai cortar alguns segmentos dos nervos e eu vou ficar com as duas mãos praticamente sem condições", explicou o maestro, que tocou apenas com os polegares para mostrar como não conseguiria mais se apresentar como pianista.