Topo

Macaco Cidadão? 18 músicas que você ainda pode estar cantando errado

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

15/02/2019 13h33

Cá estamos, em 2019, e mesmo com letras disponíveis em todos os cantos da web, a gente segue confiando no ouvido para cantar aquelas músicas preferidas. Acontece que, com a riqueza da língua portuguesa, nem sempre acertamos em cheio no que os artistas escreveram e gravaram.

Samuel Rosa e Rogério Flausino - Divulgação - Divulgação
Samuel Rosa e Rogério Flausino com uma camiseta "macaco cidadão"
Imagem: Divulgação
O caso mais recente que rendeu muitas piadas foi com o Skank. Uma pessoa reclamou da "patrulha" do politicamente correto, dizendo que uma letra se referindo a "macaco cidadão" nos dias de hoje seria condenável. E foi o próprio Samuel Rosa, líder da banda mineira, quem respondeu no Instagram que a música não trata de nenhum macaco, mas que na verdade, fala apenas de um "pacato cidadão".

Separamos abaixo algumas das músicas que mais causam confusão:

O que as pessoas cantam? "Trocando de biquíni sem parar"
O correto: "Na madrugada vitrola rolando um blues, tocando B.B. King sem parar". Essa música de Cláudio Zoli, "Noite do Prazer", é um dos clássicos do mal-entendido das letras, até pelo fato de não ser tão comum uma citação ao rei do blues em uma canção brasileira.

O que as pessoas cantam? "Coração de eterno verde, adoro verde"
O correto: "Coração de eterno flerte, adoro ver-te". "Menino do Rio", composição de Caetano Veloso que fez sucesso na voz de Baby do Brasil, é um dos casos em que, apenas ouvindo a música, fica difícil saber o que cantar. Agora já sabemos.

O que as pessoas cantam? "Dragão com a toalha no braço"
O correto: "Dragão tatuado no braço". Mais um exemplo da mesma música citada acima, "Menino do Rio". Afinal, vocês conseguem imaginar um dragão carregando uma toalha por aí?

O que as pessoas cantam? "Com seu vestidinho preto imperceptível"
O correto: "Com seu vestidinho preto indefectível". Tá aí o Samuel Rosa de novo para provar que não é raro o Skank confundir a cabeça dos fãs. Ele até poderia estar falando de um vestidinho preto bem pequeno, mas na letra quer dizer que a peça de roupa é infalível.

O que as pessoas cantam? "Eu levo a sério mas você desfaz / Sei lá o que a não quer meu caô / Mais fácil aprender japonês em hebraico"
O correto: "Eu levo a sério mas você disfarça / Sei lá o que te dar, não quer meu calor / Mais fácil aprender japonês em braile". Este é um combo de possíveis erros que a letra de "Se", de Djavan, pode trazer na cabeça de quem a ouve. Realmente não é das mais fáceis de se decifrar sem um encarte ou um site de letras aberto.

O que as pessoas cantam? "Amarelo, decerto e seus tremores, vida que vai nas selas dessas dores"
O correto: "Amar é um deserto e seus temores, vida que vai nas selas dessas dores". Olha aí mais uma vez o Djavan na lista, desta vez com "Oceano". E convenhamos que o trecho "nas selas dessas dores" também dá margem pra muita confusão; poderia ser "celas", não?

O que as pessoas cantam? "Homem que mata, capitalismo selvagem"
O correto: "Homem primata, capitalismo selvagem". Quem nunca errou esta letra de "Homem Primata", do Titãs, que atire a primeira pedra.

O que as pessoas cantam? "O amor é o calor que aquece a água"
O correto: "O amor é o calor que aquece a alma". Mais um clássico dos mal-entendidos, agora com "Do Seu Lado", de Nando Reis - e famosa com o Jota Quest.

O que as pessoas cantam? "Alucina, alucina, alucina"
O correto: "Alto em cima, alto em cima, alto em cima". A música "Amor de Chocolate", de Naldo, tem um trecho que é cantado bem rapidamente. Aí, já viu a confusão...

O que as pessoas cantam? "Quem sabe o príncipe virou um sapo".
O correto: "Quem sabe o príncipe virou um chato". Faz sentido achar que Cássia Eller se referia a um cenário de conto de fadas, mas não era bem isso que ela tinha em mente em "Malandragem".

O que as pessoas cantam? "Eu tô plantando meus problemas que eu quero esquecer"
O correto: "Eu dou plantão nos meus problemas que eu quero esquecer". Paula Toller até tem uma dicção fácil de entender, mas trocar plantão por plantando, foi um pulo em "Lágrimas de Chuva" do Kid Abelha.

O que as pessoas cantam? "Fotografias recortadas em jornais de folhas, Hollywood"
O correto: "Fotografias recortadas em jornais de folhas, amiúde". Em "Chão de Giz", Zé Ramalho não estava se referindo à capital do cinema nos EUA. Amiúde, por sinal, quer dizer algo que se repete diversas vezes.

O que as pessoas cantam? "Use, seja, ousadia"
O correto: "Use, seja, ouça, diga". A letra de "Admirável Chip Novo", da Pitty, é um pouco menos "ousadia e alegria" do que alguns costumam cantar.

O que as pessoas cantam? "Leste, oeste solidão"
O correto: "SOS solidão". Lulu Santos tem um jeito todo malemolente de cantar, então, para quem ouve de primeira "Aviso aos Navegantes", não é tão fácil manjar que ele estava fazendo um pedido de socorro com seu SOS.

O que as pessoas cantam? "Arerê, um love, love, love com você êê"
O correto: "Um lobby, um hobby, um love com você êê". Não dá para culpar quem cantava "Arerê", da Ivete Sangalo, errado, não é mesmo?

O que as pessoas cantam? "Meu namoro é na folia"
O correto: "Meu namoro é na folhinha". Clássico do Raimundos, "Mulher de Fases" sempre deixou a galera com uma pulga atrás da orelha para saber o que se falava de fato neste trecho.

O que as pessoas cantam? "Um dia eu vou estar na tua e você vai estar na minha"
O correto: "Um dia eu vou estar à toa e você vai estar na mira". "Eu Sei", de Marisa Monte, costuma confundir a cabeça dos fãs. A letra errada também faria sentido.

O que as pessoas cantam? "Os pais sem voz, pais sem voz" ou ainda "Spice boys"
O correto: "Pois paz sem voz, paz sem voz". Marcelo Falcão deixou gente achando que "Minha Alma" tinha até palavras em inglês, mas não era nada disso.

O que as pessoas cantam? "Jogue as suas tranças de mel, Rapunzel, Rapunzel"
O correto: "Love as suas transas de mel, Rapunzel". Esta canção de Daniela Mercury, "Rapunzel", é um dos erros mais clássicos e menos perceptíveis. Afinal, como não achar que a cantora está falando das tranças da personagem?